Antes de entrar na resposta do questionamento da atividade, busquei o significado da palavra confluência, a saber: direção para um mesmo ponto; convergência. Do exposto, já é possível formar 2 afirmações: a primeira é que o currículo é uma prática, um ato, uma ação, não se resume em um pedaço de papel normativo. A segunda é que, conforme afirma Sacristán sobre a confluência, "os níveis nos quais se decide e configura o currículo não guardam dependência estritas uns com os outros [...] são instâncias que atuam convergentemente na definição da prática pedagógica com poder distinto [...]".
É importante citar que este instrumento orientador da prática de ensino é por vezes negligenciado como um guia em terras desconhecidas. As diretrizes nele presente estabelecem o ponto de chegada desejado e quais as estratégias adotadas para se alcançar esse ponto. É um documento que traz instruções de como ver o mundo e quais valores são tomados como referências e quais são ignorados. Boa parte da forma que vemos o mundo poderia ser bem diferente caso a estrutura do currículo que fomos expostos carregasse outras perspectivas que não a que nos foi ensinada por ele.
Segundo os 6 níveis de Sacristán na objetivação do significado do currículo, tem-se o currículo prescrito, que é a orientação do que deve ser o conteúdo. Vejo-o como necessário, mesmo porque há expectativas de formação e essas podem ser objetivamente resumidas neste nível. O segundo seria o currículo apresentado aos professores, que pode ser resumido no livro didático. Em seguida, há o currículo moldado pelos professores, já que esse é um tradutor daquela informação de currículo que lhe é passada. Há o currículo em ação, currículo realizado e currículo avaliado, todos esses níveis indicam a complexidade entre o que se pretende ensinar com o que é efetivamente feito. Há tantos elos nesse processo, que fica mais perceptível ao explorar cada uma dessas camadas do ensino.