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Atividade 1.2 - Fórum Obrigatório.

Autismo e inclusão escolar

Autismo e inclusão escolar

por Franciele Soares de Souza - Número de respostas: 2

O indivíduo com autismo encontra uma série de dificuldades ao ingressar na escola regular. Essas dificuldades passam a fazer parte da rotina dos professores e da escola como um todo. Uma maneira de melhorar a adaptação e, consequentemente, obter a diminuição dessa contingência trazida pela criança e promover sua aprendizagem é adaptar o currículo.

 A educação é umas das maiores ferramentas para o desenvolvimento de uma criança autista. Através da educação, essa criança pode aprender tanto matérias acadêmicas quanto atividades do cotidiano. A aprendizagem das crianças autistas não é fácil, contudo fica evidente que, com dedicação e amor, estas crianças podem alcançar uma vida mais independente e com qualidade. Para que o aluno autista desenvolva suas habilidades, é necessária uma estrutura escolar eficiente, com preparo profissional de todos os envolvidos no processo educativo. Como o aluno autista tem dificuldades de se adaptar ao mundo externo, a escola deve pensar na adequação do contexto. Não existem apenas salas de aulas inclusivas, mas escolas inclusivas. Por isso, é necessário que a escola crie uma rotina de situação no tempo e no espaço como estratégias de adaptação e desenvolvimento desses alunos.

A inclusão da criança com TEA deve estar muito além da sua presença na sala de aula; deve almejar, sobretudo, a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades e potencialidades, superando as dificuldades.


Em resposta à Franciele Soares de Souza

Re: Autismo e inclusão escolar

por Ellem Mara Ramos Barbosa -
Justamente essa inclusão deve também envolver uma série de estratégias e adaptações para garantir que a criança possa se desenvolver plenamente e alcançar seu potencial, uma inclusão efetiva requer um planejamento cuidadoso por parte dos professores e da escola. Isso inclui o desenvolvimento de um currículo individualizado que leve em consideração as necessidades específicas da criança com TEA, bem como a oferta de suporte adequado para facilitar a sua participação e aprendizado na sala de aula.
Além disso, é importante que haja uma conscientização e sensibilização por parte dos colegas de classe, para que eles possam entender e respeitar as diferenças da criança com TEA. Isso pode envolver atividades educativas para promover o entendimento e combater o preconceito. É fundamental que haja uma colaboração entre a escola e a família, para que haja um apoio consistente e contínuo em todos os contextos da vida da criança.
Em resposta à Franciele Soares de Souza

Re: Autismo e inclusão escolar

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Olá Francielle e demais colegas!

Com certeza a inclusão da criança com TEA deve estar muito além da sua presença na sala de aula, é preciso que processo que possibilite que os alunos possam superar episódios de auto-isolamento, fobias, perturbações de sono, problemas na alimentação, crises de birra, agressividade ou auto agressividade, são apenas um dos problemas que podem se manifestar caso não seja feito um bom acompanhamento por parte dos docentes e outros profissionais da saúde.

Abraços
Jozeildo