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Atividade 1.2 - Fórum Obrigatório.

Atividade 1.2

Atividade 1.2

por Maria Carolina Diniz Barbosa - Número de respostas: 3

Durante a graduação, realizei estágio em uma escola onde tinha alunos autista, um deles na maioria das vezes ficava andando pela escola com a professora de apoio, segundo a apoio quando eles passeavam pela escola o aluno ficava mais calmo, pois tinha dias que ele estava mais agitado.

Vejo que o maior desafio é a formação dos profissionais da educação para trabalharem com a verdadeira inclusão.

Em resposta à Maria Carolina Diniz Barbosa

Re: Atividade 1.2

por Marisa dos Santos Amaral -
Olá Maria Carolina, tudo bem?

Concordo com você em relação à formação do professor e vejo que a formação continuada é de suma importância tanto para quem está começando quanto para quem já tem tempo de atuação na educação pois a cada ano encontramos mais desafios e a continuidade na formação auxilia muito esse processo.
Em resposta à Maria Carolina Diniz Barbosa

Re: Atividade 1.2

por Bruna Rayane Moreira Candido -
Boa tarde, Maria!
Com certeza, a formação dos profissionais da educação é fundamental para promover a verdadeira inclusão. É incrível como estratégias simples, como os passeios pela escola, podem fazer uma grande diferença para alguns alunos. Tive um aluno com autismo que ficava extremamente nervoso quando a sala ficava um pouco agitada. Ele acabava quebrando todos os lápis do estojo, jogando os materiais na parede, entre outras reações comportamentais fora do padrão. Infelizmente, como não havia um professor de apoio designado para ele, lidar com essas situações se tornava ainda mais desafiador. Isso reforça a importância não só de ter profissionais capacitados, mas também de garantir recursos adequados para atender às necessidades individuais de cada aluno, proporcionando um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos.
Em resposta à Maria Carolina Diniz Barbosa

Re: Atividade 1.2

por Leila Moraes Santos -
Meu primeiro contato também foi durante a graduação. Cada experiência foi única; o que pude perceber é que, algumas vezes, não havia a inclusão efetiva desse aluno, era apenas ele e o profissional de apoio. Isso se devia, em grande parte, à falta de conhecimento do professor para adaptar as atividades, de modo que esse aluno pudesse participar sem ultrapassar seus limites.