Do ponto de vista teórico, os objetivos de uma escola e uma empresa são distintos. Entretanto, o sistema capitalista influência o modo de vida e as relações de trabalho. Por isso, a escola como espaço social também reproduzir a lógica desse sistema.
As escolas privadas prestam um serviço educacional que, às vezes, se resume em garantir que o aluno consiga passar no vestibular. O que é perceptível pela massiva publicidade que fazem exaltando o número de alunos aprovados nas universidades. Além disso, como toda relação prestador-cliente, ela também visa o lucro. Por essa razão, em alguns casos pode não priorizar a formação acadêmica e humana de seus alunos.
Apesar de não tratar os alunos como clientes e nem se preocupar com o lucro, as escolas públicas são empurradas pela busca pela produtividade e eficiência. Pode-se observar pelas avaliações externas que resultam em um ranqueamento de escolas e um sistema de bonificação; a padronização dos materiais didáticos; e a Progressão Continuada que, na prática, é o mecanismo para corrigir as distrações de idade/série e manter índices de aprovação satisfatórios.
Enfim, são situações que não representam a totalidade, mas que podem ser observadas em algumas instituições educacionais.