Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1.: Fórum temático (Avaliativo)

Reflexão sobre o Ensino e escolas no Brasil

Reflexão sobre o Ensino e escolas no Brasil

por Fabricio da Silva Lobato - Número de respostas: 3

Sim, as práticas da administração fabril estão sendo reproduzidas no ambiente escolar brasileiro. Isso pode ser observado em diversos aspectos do sistema educacional do país.


Primeiramente, há uma forte ênfase na padronização e na produtividade, conceitos fundamentais na administração fabril. O ensino é estruturado de forma a alcançar metas e resultados definidos, muitas vezes desconsiderando as diferenças individuais dos alunos. A busca por eficiência e produtividade pode resultar em um ensino superficial e descontextualizado, voltado apenas para a reprodução de conhecimentos pré-estabelecidos.


Além disso, a hierarquia presente na administração fabril também se manifesta na escola. Os professores exercem autoridade e controle sobre os alunos, que são vistos como mão de obra a ser disciplinada e controlada. Isso pode gerar um ambiente autoritário, em que a participação ativa dos alunos é limitada e a criatividade é reprimida.


Outro aspecto que reflete práticas da administração fabril no ensino brasileiro é a ênfase no resultado e na competição. O foco excessivo em provas e notas faz com que os estudantes sejam tratados como concorrentes, incentivando a competição e o individualismo em detrimento da colaboração e do trabalho em equipe.


Por fim, a formação dos alunos é muitas vezes voltada para o mercado de trabalho, assim como a administração fabril visa o lucro. O ensino é orientado para a preparação de mão de obra qualificada, deixando de lado o desenvolvimento integral dos indivíduos e suas capacidades criativas e críticas.


É importante refletir sobre essas práticas e buscar alternativas para uma educação mais humanizada e inclusiva. Um ensino que considere as diferenças individuais, incentive a participação ativa dos alunos, valorize a colaboração e promova o desenvolvimento integral dos estudantes. A educação deve ser vista como um direito de todos e não como um meio apenas para a formação de trabalhadores. Afinal, a sociedade não é uma fábrica, e a educação deve refletir essa diversidade e complexidade.

Em resposta à Fabricio da Silva Lobato

Re: Reflexão sobre o Ensino e escolas no Brasil

por Rhulio Rodd Neves de Aguiar -
Concordo com a sua reflexão, Fabricio. Se pensarmos em outros contextos, no caso de determinadas escolas particulares, a questão da hierarquia interfere direto no trabalho do professor, pois há ocasiões que o cumprimento de metas para a obtenção de retorno financeiro afeta a qualidade do trabalho docente e da aprendizagem em sala de aula.
Em resposta à Fabricio da Silva Lobato

Re: Reflexão sobre o Ensino e escolas no Brasil

por WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA -
Exatamente, Fabricio!
Estamos numa luta constante nesse processo de compreensão do ensino e aprendizagem. Ainda estamos naquele tempo em que o professor é quem sabe tudo e manda no conhecimento, e o estudante permanece sendo aquele ser "tábula rasa", sem conhecimento, que precisa ser manipulado dentro das questões solicitadas pela sociedade capitalista.
Em resposta à Fabricio da Silva Lobato

Re: Reflexão sobre o Ensino e escolas no Brasil

por Camyla Silva da Costa -
Concordo plenamente, Fabricio. Elevo essa discussão para uma grande prova avaliativa que é o ENEM, a gente vê essa lógica capital fortemente expressa nesse exame, aonde há essa concorrência, competitividade. E muitas vezes o filho da classe alta está nos melhores lugares das grandes universidades públicas, enquanto a classe trabalhadora recorre ao ensino técnico e segue sendo mão de obra barata para o estado, empresas...