Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1.: Fórum temático (Avaliativo)

A BNCC E O ENSINO DE MATEMATICA

A BNCC E O ENSINO DE MATEMATICA

por Fabricio da Silva Lobato - Número de respostas: 4

A aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil trouxe mudanças significantes para o ensino de matemática no país. A BNCC estabelece os objetivos de aprendizagem para todas as etapas da educação básica, incluindo o ensino médio, e define as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo de sua trajetória escolar.


Uma das principais mudanças trazidas pela BNCC no ensino de matemática é a ênfase na resolução de problemas e na contextualização dos conteúdos. A ideia é que os estudantes possam aplicar os conhecimentos matemáticos em situações reais, relacionando os conceitos matemáticos com o cotidiano e com outras áreas do conhecimento. Isso visa tornar o ensino de matemática mais significativo e relevante para os estudantes.


Além disso, a BNCC também enfatiza a importância do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e da capacidade de argumentação. Os alunos devem ser estimulados a pensar de forma crítica e criativa, buscando soluções para problemas complexos e comunicando seus raciocínios de forma clara e coerente.


Outra mudança importante trazida pela BNCC é a organização dos conteúdos por áreas de conhecimento, em vez de disciplinas isoladas. Isso permite uma integração maior entre os diferentes campos do conhecimento, possibilitando a conexão da matemática com outras disciplinas, como física, química e ciências da natureza. Essa abordagem multidisciplinar visa promover uma compreensão mais ampla e interdisciplinar dos conteúdos, estimulando a criatividade e a inovação.


No entanto, apesar das mudanças trazidas pela BNCC, ainda existem desafios a serem enfrentados no ensino de matemática no Brasil. Um deles é a formação de professores, que muitas vezes não estão preparados para trabalhar com uma abordagem mais contextualizada e problematizadora. É fundamental investir na formação continuada dos professores, oferecendo-lhes recursos e suporte necessário para implementar a BNCC de forma efetiva.


Outro desafio é a infraestrutura das escolas, que muitas vezes não oferecem condições adequadas para a realização de atividades práticas e investigativas, tão importantes para o ensino de matemática. Sendo assim, é necessário investimento em recursos e equipamentos adequados para proporcionar uma educação de qualidade nessa área.


Diante desse contexto, a aprovação da BNCC representa um importante avanço na busca por uma educação matemática mais significativa e contextualizada no Brasil. No entanto, é necessário superar os desafios existentes e investir na formação dos professores e na melhoria da infraestrutura das escolas, para que os objetivos propostos pela BNCC possam ser efetivamente alcançados e assim, proporcionar aos alunos uma educação de matemática mais eficiente e de maior qualidade.

Em resposta à Fabricio da Silva Lobato

Re: A BNCC E O ENSINO DE MATEMATICA

por Vitor Azevedo Abou Mourad -
Oi, Fabrício!
Apesar de eu não ser da área de Matemática, gostei bastante das suas reflexões e acredito que elas são facilmente espelhadas em outras áreas do conhecimento quando falamos da BNCC. A ênfase em resolução de problemas contextualizados na Matemática seria o equivalente, por exemplo, ao estímulo à leitura e ao pensamento crítico nas Linguagens (minha área). No entanto, como você bem pontuou, nos deparamos com desafios nessa implementação, esbarrando, de início, na formação dos professores, que não estão, de maneira geral, acostumados com essa forma de trabalhar. Temos, assim, um caminho desafiador e importante a percorrer pela frente.
Em resposta à Vitor Azevedo Abou Mourad

Re: A BNCC E O ENSINO DE MATEMATICA

por Fabricio da Silva Lobato -
Verdade,a leitura e compreensão de um problema é muito importante para o aluno alcançar uma aprendizagem de forma significativa
Em resposta à Fabricio da Silva Lobato

Re: A BNCC E O ENSINO DE MATEMATICA

por Alessandra do Nascimento Pereira Mamedes -
Olá, Fabrício. Concordo com você. A BNCC trouxe muitas mudanças para o ensino da matemática. De acordo com a BNCC o professor deve buscar atividades mais prática que buscam favorecer o ensino e a aprendizagem da matemática. Trabalhar com resolução e elaboração de problemas reais. É importante contextualizar os problemas que são explorados em sala de aula. Para a aprendizagem de certo conceito ou procedimento é fundamental haver um contexto significativo para os alunos, envolver outras áreas do conhecimento e da própria história da Matemática. A resolução de problema é uma habilidade fundamental para a vida, não sendo restrita a uma área do conhecimento.
Em resposta à Fabricio da Silva Lobato

Re: A BNCC E O ENSINO DE MATEMATICA

por Rogério Santos Ferreira -
Resolução de problemas envolvendo o cotidiano do aluno se faz necessário , no intuito de fazer conexão e por isso faz com que o mesmo tenha uma aprendizagem interessante e promissora.