Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

TDAH CARACTERISCAS E CONDUÇOES DE PARTICAS PEDAGOGICAS NO TEATRO

TDAH CARACTERISCAS E CONDUÇOES DE PARTICAS PEDAGOGICAS NO TEATRO

por Maria Dasdores dos Santos - Número de respostas: 4

Primeiro  costumam ter muita dificuldade de atenção e concentração. entre outras características  são elas, Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, mexem mãos e pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas (sentadas numa cadeira, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas, o professor começa a falar e a distração logo vem, a criança “viaja” nos pensamentos. as vezes responde com agressividade diante de frustrações ,tem dificuldade em ficar sentado em lugares como salas de aula ou recepção; corre ou sobre muito nas coisas; tem dificuldades para brincar calmamente; fala muito, explode em respostas antes das questões serem completadas.

Algumas técnicas para melhorar s praticas pedagógicas ,O Teatro do Oprimido se trata de um conjunto de exercícios, jogos e técnicas teatrais que, devidamente aplicadas como método pedagógico, podem contribuir para o estabelecimento, manutenção e equilíbrio de relações interpessoais, estimular a criatividade e dar vasão a espontaneidade, para mais, é eficiente como ferramenta de transformação do comportamento humano e mudanças na práxis social. os exercícios são corporais como são voltados aos princípios básicos de atuação, como, consciência corporal e consciência espacial. primeiro, por meio de um relaxamento muscular seguido de exercícios de aquecimento. Os participantes são levados a reconhecerem cada parte de seus corpos. consciência espacial também foi trabalhada em dois momentos: primeiro, os participantes foram instruídos a andarem por todo o espaço estabelecendo pontos fixos como destino; segundo, ainda em movimento pela sala, os participantes foram instruídos a seguirem alguns comandos, com isso, além de aprimorarem a consciência espacial, também exercitaram a memória e a presença em cena, então essa e uma das atividades que podem colabora a iniciação teatral dentro da sala de aula ,inserindo aos pouco exercícios leves que posam conduzir essa percepção corporal e seus movimentos no espaço. Ode a sala de ensaio proporcionam.




Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: TDAH CARACTERISCAS E CONDUÇOES DE PARTICAS PEDAGOGICAS NO TEATRO

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Maria Dasdores, muito bom esse exemplo do teatro do Oprimido, haja vista seis exercícios, jogos e técnicas teatrais focarem o ponto central da convivência e inclusão social: a sustentabilidade das relações interpessoais como instrumento/ferramenta para a transformação do comportamento e práticas executadas na sociedade. Práticas de expressão corporal, explorando um ambiente físico/espacial, podem contribuir positivamente no desenvolvimento de crianças/alunos com TDAH.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: TDAH CARACTERISCAS E CONDUÇOES DE PARTICAS PEDAGOGICAS NO TEATRO

por Willians dos Santos Lúcio -
Que legal, não conhecia a técnica mencionada, pesquisarei sobre o assunto.
Obrigado pela contribuição!
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: TDAH CARACTERISCAS E CONDUÇOES DE PARTICAS PEDAGOGICAS NO TEATRO

por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -
Muito interessante a proposta que você citou, não a conhecia, mas ao ler seu exemplo me veio a mente várias coisas que podemos fazer em sala de aula através do teatro, com a utilização dos nossos corpos como meios de aprendizagem. De forma instintiva, uma vez consegui fazer com que alguns alunos somente compreendessem os movimentos de rotação de translação da Terra, quando eles mesmos, usando seus corpos, tornaram-se os astros. E fantástico. Esse fórum é muito interessante para esse tipo de compartilhamento de ideias. Genial!
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: TDAH CARACTERISCAS E CONDUÇOES DE PARTICAS PEDAGOGICAS NO TEATRO

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Excelentes observações Maria Dasdores! Realmente atividades desafiadoras e diversificadas faz toda a diferença na vida dos estudantes com TDAH. Abraço!!!