Primeiro costumam ter muita dificuldade de atenção e concentração. entre outras características são elas, Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, mexem mãos e pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas (sentadas numa cadeira, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas, o professor começa a falar e a distração logo vem, a criança “viaja” nos pensamentos. as vezes responde com agressividade diante de frustrações ,tem dificuldade em ficar sentado em lugares como salas de aula ou recepção; corre ou sobre muito nas coisas; tem dificuldades para brincar calmamente; fala muito, explode em respostas antes das questões serem completadas.
Algumas técnicas para melhorar s praticas pedagógicas ,O Teatro do Oprimido se trata de um conjunto de exercícios,
jogos e técnicas teatrais que, devidamente aplicadas como método
pedagógico, podem contribuir para o estabelecimento, manutenção
e equilíbrio de relações interpessoais, estimular a criatividade e dar
vasão a espontaneidade, para mais, é eficiente como ferramenta de
transformação do comportamento humano e mudanças na práxis
social. os exercícios são corporais como são voltados aos princípios básicos
de atuação, como, consciência corporal e consciência espacial. primeiro, por
meio de um relaxamento muscular seguido de exercícios de
aquecimento. Os participantes são levados a reconhecerem cada
parte de seus corpos. consciência espacial também foi trabalhada em dois
momentos: primeiro, os participantes foram instruídos a andarem por
todo o espaço estabelecendo pontos fixos como destino; segundo,
ainda em movimento pela sala, os participantes foram instruídos a
seguirem alguns comandos, com isso, além de aprimorarem a consciência espacial, também exercitaram a memória e a presença
em cena, então essa e uma das atividades que podem colabora a iniciação teatral dentro da sala de aula ,inserindo aos pouco exercícios leves que posam conduzir essa percepção corporal e seus movimentos no espaço. Ode a sala de ensaio proporcionam.