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Atividade 2.1. Fórum obrigatório

Atividade 2.1

Atividade 2.1

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA - Número de respostas: 1

Boa tarde

Que tópico fascinante! Tive a incrível oportunidade de trabalhar com alguns alunos diagnosticados com necessidades especiais, incluindo autismo. Cada experiência foi única e enriquecedora, desafiando-me a abraçar abordagens pedagógicas diversificadas.

Acredito firmemente que a chave para intervenções pedagógicas bem-sucedidas é a individualização. Cada aluno é único, com suas próprias habilidades, desafios e estilos de aprendizagem. Incorporar estratégias personalizadas, proporcionar um ambiente de aprendizado inclusivo e promover a compreensão mútua na sala de aula são aspectos cruciais.

Além disso, a parceria com profissionais de apoio e a comunicação aberta com os pais desempenham um papel vital na construção de uma rede de apoio sólida. Acredito que a educação inclusiva não apenas beneficia os alunos com necessidades especiais, mas também enriquece toda a comunidade escolar.

Estou ansioso para ouvir as experiências e perspectivas de vocês! Juntos, podemos compartilhar ideias valiosas para promover ambientes educacionais mais inclusivos e acolhedores.

Abraços

Jozeildo

Em resposta à JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA

Re: Atividade 2.1

por JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS -
Olá,

Durante os últimos anos letivos, tive a oportunidade de trabalhar/conviver no ambiente escolar com vários alunos diagnosticados com TEA. Sabemos que cada pessoa com TEA é única, com uma combinação única de habilidades e desafios. Assim, o apoio adequado e a compreensão do ambiente podem ser essenciais para promover o desenvolvimento e o bem-estar dessas pessoas. Contudo, cabe frisar que não somos capacitados para essa atuação (todo o conhecimento que obtive ao longo desses anos, foi por iniciativa própria, para melhor atuação profissional e mesmo pessoal). Além disso, é importante também salientar as dificuldades docentes cotidianas a nossa ampla carga horária, as diversas turmas lotadas e a inexistência de equipes do AEE, o que amplia as barreiras a serem transpostas para o atendimento individualizado/especializado/transversal que esse transtorno requer.

Com relação aos educandos, já diagnosticados com TEA, nunca tive conhecimento que entre eles algum possuía a Síndrome de Asperger. Após estudos nesse componente, entendi que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba uma variedade de condições neuropsiquiátricas, incluindo a Síndrome de Asperger. E que indivíduos com Síndrome de Asperger, por exemplo, geralmente apresentam dificuldades na interação social, padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos, mas com desenvolvimento da linguagem aparentemente normal. Características que, conforme mencionado, ainda não notei entre os nossos educandos.