Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

Atividade 3.1

Atividade 3.1

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA - Número de respostas: 7

Boa tarde


O TDAH é uma condição que demanda uma abordagem pedagógica especialmente adaptada para garantir o desenvolvimento acadêmico e emocional das crianças. Entre as características do TDAH, a dificuldade de concentração, impulsividade e hiperatividade são aspectos-chave.

No ambiente escolar, práticas pedagógicas que envolvem estrutura e rotina são fundamentais. A quebra de tarefas em partes menores, o uso de reforços positivos, e a incorporação de atividades interativas que estimulem diferentes estilos de aprendizagem são estratégias eficazes. Proporcionar instruções claras e diretas, bem como permitir pausas regulares para liberar a energia acumulada, contribuem para um ambiente mais propício ao aprendizado.

Além disso, a comunicação aberta entre professores, pais e profissionais de saúde é essencial. Trabalhar em parceria permite a implementação de estratégias consistentes tanto em casa quanto na escola, proporcionando um suporte mais abrangente para a criança.

Abraços

Jozeildo

Vamos compartilhar nossas práticas e aprender uns com os outros!


Em resposta à JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA

Re: Atividade 3.1

por Ellem Mara Ramos Barbosa -
Justamente a comunicação aberta entre professores, pais e profissionais de saúde é fundamental para garantir uma educação de qualidade e um suporte abrangente para crianças com necessidades especiais. Essa colaboração permite a troca de informações relevantes sobre o desenvolvimento, o comportamento e as necessidades da criança, auxiliando no planejamento e implementação de estratégias consistentes em diferentes ambientes, como em casa e na escola. Quando todos os envolvidos estão alinhados e compartilham objetivos comuns, é mais fácil identificar os desafios enfrentados pela criança e encontrar soluções eficazes. A comunicação regular e aberta também ajuda a monitorar o progresso da criança e a ajustar as estratégias, caso necessário. Trabalhar juntos em parceria também fortalece o suporte emocional e social para a criança, garantindo que ela se sinta apoiada e compreendida em todos os ambientes onde está inserida. Além disso, essa colaboração promove uma visão integral da criança, reconhecendo suas necessidades individuais e implementando estratégias personalizadas que considerem suas habilidades, interesses e metas. Em resumo, a comunicação aberta entre professores, pais e profissionais de saúde é crucial para garantir um suporte abrangente e consistente para crianças com necessidades especiais. É por meio dessa parceria que é possível implementar estratégias eficazes tanto na escola quanto em casa, proporcionando a melhor educação e desenvolvimento para a criança.
Em resposta à Ellem Mara Ramos Barbosa

Re: Atividade 3.1

por Jésse Ray Mendes Costa -
Excelentes pontuações colegas. Infelizmente muita gente ainda desconhece as reais características do TDAH e essa palavra parece ter virado modinha atualmente, assim qualquer desatenção ou falta de organização nas tarefas diárias de um indivíduo tem sido genericamente denominado TDAH, sem qualquer responsabilidade com o uso inadequado deste termo.
Em resposta à JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA

Re: Atividade 3.1

por Ana Caroline Lôbo dos Santos -
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das causas de dificuldade de aprendizado de natureza neurobiológica mais comum durante a infância e a adolescênciae pode acarretar sérios prejuízos no rendimento escolar e na capacidade de se apropriar da aprendizagem adequada da leitura, escrita e matemática.
A didática em sala de aula deve buscar meios que melhorem a concentração deste aluno: mudar tom de voz de acordo com a necessidade dando ênfase em momentos mais importantes do assunto, colocar este aluno para sentar bem próximo do professor, começar a aula com algum tipo de motivação, entre outras estratégias que facilitem a aprendizagem.
Em resposta à JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA

Re: Atividade 3.1

por Diego Leite dos Santos -
Ótimas colocações, Jozeildo. O desconhecimento e o preconceito em relação ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no ambiente escolar são desafios significativos que podem impactar negativamente os alunos que vivenciam esse transtorno.
Em resposta à Diego Leite dos Santos

Re: Atividade 3.1

por Ana Paula Barradas dos Reis -
Exatamente! Tenho um filho com TDAH e só eu sei a luta constante que tive de ter no ambiente escolar, familiar e entre os amigos para com ele. Até hoje ele tem de lidar com as consequências que foram geradas quando crianças, é preciso mais humanidade, paciência e de atitudes concretas, eficientes e que ajudem de fato quem convive com o TDAH.