A escola tem falhado em formar sujeitos históricos e socialmente conscientes, em parte devido à aplicação de princípios e lógicas baseados na busca pelo lucro e na produtividade. O foco exclusivo no lucro também contribui para a formação de uma mentalidade individualista e competitiva, em que os valores sociais e éticos são deixados de lado. O objetivo principal passa a ser atender aos interesses econômicos, ignorando aspectos fundamentais da formação humana e da capacidade de reflexão crítica sobre a sociedade em que vivemos.
A escola deveria adotar uma abordagem mais inclusiva e diversificada, que reconheça e valorize as diferenças individuais, promova a autonomia, o respeito mútuo e a cooperação. É necessário um currículo que seja contextualizado e relevante para a vida dos alunos, estimulando o pensamento crítico, a participação cidadã e a compreensão da nossa realidade histórica e social. Para superar essa falha, é necessário repensar os princípios e abordagens educacionais, buscando uma educação mais inclusiva, crítica e que valorize a formação integral dos sujeitos.
A escola deveria adotar uma abordagem mais inclusiva e diversificada, que reconheça e valorize as diferenças individuais, promova a autonomia, o respeito mútuo e a cooperação. É necessário um currículo que seja contextualizado e relevante para a vida dos alunos, estimulando o pensamento crítico, a participação cidadã e a compreensão da nossa realidade histórica e social. Para superar essa falha, é necessário repensar os princípios e abordagens educacionais, buscando uma educação mais inclusiva, crítica e que valorize a formação integral dos sujeitos.