Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

Características do TDAH e práticas pedagógicas

Características do TDAH e práticas pedagógicas

por Íria Talita do Couto - Número de respostas: 1

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição que afeta significativamente a capacidade de uma pessoa de se concentrar, controlar impulsos e regular seu nível de atividade. Crianças com TDAH muitas vezes apresentam características como desatenção, hiperatividade e impulsividade, o que pode impactar seu desempenho escolar. Para lidar eficazmente com essas características, é crucial adotar práticas pedagógicas que atendam às necessidades específicas dessas crianças. Uma abordagem importante envolve a criação de uma estrutura e rotina consistentes no ambiente escolar. Estabelecer horários previsíveis, utilizar lembretes visuais e proporcionar um ambiente calmo e organizado são estratégias que podem ajudar as crianças com TDAH a se orientarem melhor. A divisão de tarefas em passos simples, com instruções claras e concisas, também facilita a compreensão e execução das atividades. A utilização de material de apoio visual, como gráficos e listas de verificação, é uma prática eficaz para auxiliar na compreensão e acompanhamento de tarefas. Além disso, a criação de um ambiente livre de distrações, juntamente com a oferta de intervalos curtos para liberar energia, contribui para um espaço propício ao aprendizado. Variar as atividades de forma a manter o interesse da criança e incorporar métodos de ensino práticos e interativos são abordagens valiosas. O reforço positivo, através de sistemas de recompensa e reconhecimento dos esforços da criança, promove um ambiente positivo de aprendizado. A colaboração estreita com a família é essencial. Manter uma comunicação aberta e envolver os pais no desenvolvimento de planos de apoio individualizado contribui para uma abordagem mais abrangente e consistente. Adaptações na avaliação, como oferecer mais tempo para a conclusão de tarefas e avaliações diversificadas, garantem que a criança seja avaliada de maneira justa. Ao implementar essas práticas pedagógicas adaptadas, os educadores podem desempenhar um papel fundamental no apoio ao sucesso acadêmico e desenvolvimento socioemocional de crianças com TDAH, promovendo um ambiente inclusivo e favorecendo o alcance de seu potencial único.


Em resposta à Íria Talita do Couto

Re: Características do TDAH e práticas pedagógicas

por Clayton Torres Felizardo -
Oi, Íria.

Sobre as estratégias a serem utilizadas com pessoas com TDHA, concordo com a sua afirmação sobre um ambiente livre de distrações. Arrumar o ambiente a fim de que o aluno possa desempenhar a atividade é importante para esse indivíduo.