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Atividade 2.1. Fórum obrigatório

Monitor de apoio à inclusão

Monitor de apoio à inclusão

por Diane Santos de Almeida - Número de respostas: 11

Nunca tive a experiência de ter um aluno autista, mas minha vivência está centrada na escola frequentada por minha filha. Nesse contexto, é assegurado o direito dela a contar com uma monitora, visando criar um ambiente que atenda de maneira específica às necessidades da Eva, considerando sua condição autista.

É compreensível que a monitora trabalhe em estreita colaboração com a educadora, implementando estratégias pedagógicas personalizadas para proporcionar suporte emocional e comportamental à Eva. A presença ativa do monitor escolar é crucial na promoção da interação social e na facilitação da participação da criança autista nas atividades escolares, contribuindo para um ambiente inclusivo e acolhedor.

Além disso, a atuação da monitora pode se estender para auxiliar na transição entre diferentes atividades, oferecer suporte em situações sociais e contribuir para a criação de rotinas estruturadas. Esses elementos desempenham um papel fundamental no bem-estar e no sucesso acadêmico das crianças autistas dentro do contexto escolar.

Em resposta à Diane Santos de Almeida

Re: Monitor de apoio à inclusão

por Claudia Maria Soares Rossi -
Verdade Diane, o programa de monitoria sob a constante intervenção do professor é muito importante para o desenvolvimento de autistas e de pessoas com qualquer deficiência ou transtornos
Em resposta à Claudia Maria Soares Rossi

Re: Monitor de apoio à inclusão

por Diane Santos de Almeida -
OI, Claudia.
Percebo a importância desse apoio, pois imagino o quanto é difícil a educadora conseguir dar atenção adequada a tantas crianças.
Abraços.
Em resposta à Diane Santos de Almeida

Re: Monitor de apoio à inclusão

por Ana Gabriela Chaves Ferreira -
Oi, Diane! Meu filho também tem TEA, ele não necessita da intervenção escolar de monitora ou professora de apoio. Ele estuda na rede municipal e havia um entendimento de que tendo o diagnóstico de TEA a/o estudante tem direito a profª de apoio, e contrataram som diálogo comigo. Tentei conversar com a escola, com a secretária municipal de educação, mas estavam irredutíveis, porque impuseram a profª de apoio para meu filho com intenção de "dar carona" para um estudante com deficiência intelectual, que no entendimento da SME "não tem direito a profª de apoio". Eu precisei acionar o Ministério Público, porque o acompanhamento pela
profª de apoio estava causando estresse no meu filho, que passou a recusar ir à escola.
Em resposta à Ana Gabriela Chaves Ferreira

Re: Monitor de apoio à inclusão

por Ana Gabriela Chaves Ferreira -
Contrataram sem diálogo comigo, com a família, como recomenda a Nota Técnica Nº 24, de 21/03/2013 do MEC / SECADI / DPE, dentre as orientações aos Sistemas de Ensino para a implementação da Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, atendendo aos princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008) e ao propósito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – CDPD (ONU/2006), recomenda a “Interlocução permanente com a família, favorecendo a compreensão dos avanços e desafios enfrentados no processo de escolarização, bem como dos fatores extraescolares que possam interferir nesse processo; [...]”.

Ademais, a direção da escola se recusava a receber o psicólogo que acompanha meu filho. A elaboração do PDI e a reunião das professoras com o psicólogo só aconteceu após a intervenção do Ministério Público, em 06/07/2023. Meu pedido a direção da escola de reunião entre o psicólogo e as professoras do meu filho foi feito em junho de 2022. A reunião com as professoras, o psicólogo e a família ocorreu no dia 28/09. E poderia ter ocorrido no ano letivo de 2022 com as professoras do 4º ano, e novamente no início do ano letivo de 2023 com as professoras do 5º ano. Dado que a Nota Técnica Nº 24, de 21/03/2013 do MEC / SECADI / DPE recomenda: “Interlocução com a área clínica quando o estudante estiver submetido a tratamento terapêutico e se fizer necessária a troca de informações sobre seu desenvolvimento; [...]”.
Em resposta à Ana Gabriela Chaves Ferreira

Re: Monitor de apoio à inclusão

por Diane Santos de Almeida -
OI, Ana. Compreendo completamente a importância de uma conversa para avaliar as necessidades de nossas crianças. No laudo, Eva foi recomendada a ter um monitor, e o Dr. detalhou minuciosamente o papel crucial desse profissional. Eu admito que enfrentei desafios significativos para ajudar Eva a se adaptar às aulas, destacando assim a fundamental relação entre família e escola para promover um ambiente inclusivo e apoiar o desenvolvimento dela.
Não desista e busque sempre o melhor para seu filho, abraços!
Em resposta à Diane Santos de Almeida

Re: Monitor de apoio à inclusão

por Carla Juliety Pinheiro da Silva -
E MUITO IMPORTANTE O ACOMPANHAMENTO DE UM MONITOR OU CUIDADOR, PORÉM AS ESCOLAS OU OS ORGÃOS COMPETENTES DEVES DISPONIBILIZAR FORMAÇÕES E PREPARAR ESSES PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM ESSES ALUNOS.
Em resposta à Carla Juliety Pinheiro da Silva

Re: Monitor de apoio à inclusão

por Diane Santos de Almeida -
Oi, Carla. Certíssima você está. O preparo falta para todos os envolvidos. Muitos são jovens aprendizes sem nenhuma formação na área.
Abraços.
Em resposta à Diane Santos de Almeida

Re: Monitor de apoio à inclusão

por CRISTIANO BATISTA -
Acho fundamental o professor ou professora ter o suporte de de um monitor para auxiliá-lo com os alunos, porém chamo à atenção para um problema que vem acontecendo nas escolas, pois as mesmas estão colocando o monitor sem nenhum tipo de preparação e/ou treinamento o que pode prejudicar o trabalho do professor e o desenvolvimento do aluno. O monitor não pode ser um observador, ou fazer as vezes de recreador, este deve ser um sujeito preparado para dar o suporte ao professor e colaborar com o processo ensino-aprendizagem do aluno.
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Monitor de apoio à inclusão

por Ana Paula Barradas dos Reis -
Exatamente! No entanto, o que vemos nas escolas são monitores sem nenhuma assistência e que geralmente assumem um papel que não é deles e sim do professor. Esses monitores serão futuros profissionais da área e se não tiverem o suporte necessário também, não irão adquirir o conhecimento preciso e efetivo, precisamos muito de um olhar mais atento sobre eles, porque em muitas vezes lhes é dado uma função de "cuidador", o que é errado.
Em resposta à Diane Santos de Almeida

Re: Monitor de apoio à inclusão

por Elias José Mendes Conceição Junior -
A presença de um apoio educacional é indispensável para os alunos, não só nas atividades em sala mas também assim como a monitora da sua filha criar um ambiente para que ocorra esse inclusão.
Em resposta à Diane Santos de Almeida

Re: Monitor de apoio à inclusão

por Armstrong Pereira de Almeida -
Olá boa tarde Diane! Li suas considerações só desejo complementar que o monitor, que deve ser o equialente a um estágiario aqui na minha região, teria um papel um pouco mais limitado, principalmente nas questões de atividades que seria atribuição direta do professor da incluição, pelo menos assim é entendido nas diretrizes educacionais do municipio onde resido. É só uma consideração, um pontuar de atribuição.