Eu tenho um primo em fase de adolescência com autismo, embora eu não seja muito próxima a ele. Observando de longe, percebo alguns desafios que ele enfrenta. A comunicação é um aspecto significativo, já que ele tem dificuldades até em fazer contato visual. Não sei qual nível de autismo ele tem, mas ele demorou para desenvolver a linguagem. Em momentos de encontros em família, sinto que o ambiente é desafiador para ele, já que ele pode se sentir desconfortável, não sei se pelo barulho ou pela quebra na rotina. De todo modo, vejo que ele sempre interage mais com as crianças ou fica isolado.
Em resposta à Rayane Araújo Gonçalves
Re: Familiar com autismo
por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -Olá, Rayane. Lendo o seu relato fiquei pensando o quanto as características do autismo complexificam a vida do indivíduo atípico na adolescência, momento em que ele está afirmando a sua personalidade. Conheço um rapaz de aproximadamente 25/26 anos que vivencia essas situações de querer se relacionar, inclusive amorosamente, mas possui dificuldades e enfrenta discriminação/preconceito.