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Atividade 1.1.: Fórum temático (Avaliativo)

Reflexões de um jovem professor

Reflexões de um jovem professor

por Erykles Natanael de Lima Vieira - Número de respostas: 4


Eu estava lendo o artigo, e analisando minhas unidades educacionais, hoje dou aula em quatro escolas. Dois pontos que podemos destacar que as escolas são administradas como se fosse uma linha de produção. 

Primeiro é a ideia de separar a administração do pedagógico, observamos isso nas escolas que são chamadas de cívico-militares, onde a polícia ou exército ficam com a parte da administração, muitas vezes com uma mão de ferro, não entendendo as subjetividades que há no chão da sala de aula e tomando atitudes e  encarando a escola como um quartel onde a disciplina está acima da formação pedagógica e humana dos alunos. 

 Outro exemplo são  os das próprias escolas regulares, que usam os exames como o IDEB  como mecanismo de angariar recursos para suas unidades escolares, fazendo com que todo ensino seja voltado a realizações desses exames nacionais, estaduais e municipais, que com o êxito de uma boa nota conseguem mais dinheiro, e muitas vezes a formação humana no aluno se perde no desvirtuamento dessas avaliações. 

Em resposta à Erykles Natanael de Lima Vieira

Re: Reflexões de um jovem professor

por Cícera Ericênia Alves Pereira -
Olá, Erykles! Achei muito oportunas e enriquecedoras suas reflexões, principalmente para quem não atua na área (como é o meu caso) poder ter uma melhor visão da realidade. No caso das escolas cívico-militares tenho severas críticas, mas apenas como observadora. Quanto aos exames nacionais, a exemplo do IDEB, além do fato de ser utilizado como instrumento angariador de fundos gostaria de pontuar também o fato de as provas serem padronizadas, com os valores éticos e culturais que não compõem os contextos educativos das diversas realidades dos alunos que realizam a prova, e todos serem analisados com a mesma régua de medição.
Em resposta à Erykles Natanael de Lima Vieira

Re: Reflexões de um jovem professor

por Francisco Diétima da Silva Bezerra -
Olá, Erykles. Muito boa sua análise. Concordo em gênero e grau com sua segunda colocação. Ultimamente, a corrida em busca de melhores indicadores, reforçado pelos ranqueamentos exagerados do ensino e das instituições, tem feito com que os "meios" se tornem os "fins" do processo educacional. Isso tem levado as escolas a aderirem um processo administrativo que, de certa forma, não prioriza o pedagógico, tampouco a qualidade. Dura realidade!
Em resposta à Erykles Natanael de Lima Vieira

Re: Reflexões de um jovem professor

por Aretha Beatriz Brito da Rocha -
Exatamente. Essas avaliações estabelecem uma métrica na escola que afeta o bônus que os professores recebem, assim como os investimentos que a escola terá direito no ano subsequente. Exemplo claro de mercantilização da educação, pois os índices não refletem os aprendizados reais dos estudantes.