Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1.: Fórum temático (Avaliativo)

A HISTÓRICA SEGREGAÇÃO EDUCACIONAL

A HISTÓRICA SEGREGAÇÃO EDUCACIONAL

por Alcivan Lima dos Santos - Número de respostas: 1

Ao longo de sua criação, o capitalismo vem demonstrando sua exaustão, decomposição e degeneração, isso trouxe severas consequências para a classe trabalhadora e também para a educação. Essa decomposição foi detectada desde o Manifesto do Partido Comunista, escrito por Marx e Engels, em 1848, em que os mesmos sugerem que os trabalhadores se posicionem contra a exploração capitalista e unindo-se lutem por seus direitos.

Dessa forma, é preciso pensar a educação pública brasileira na atualidade, sem esquecer-se de sua relação a uma tradição cultural das classes dominantes, em que ficam estabelecidos consensos a partir de ordens vindas “do alto”, o que leva a lideranças que são vinculadas às classes populares, mantendo e reproduzindo uma das sociedades capitalistas mais desiguais do mundo, tendo em seu interior uma educação determinada pelos ideais neoliberais, desigual e deficitária.

Atualmente, o sistema educacional brasileiro depara-se com alguns desafios, entre eles o de oferecer uma educação de qualidade para todos, e atender às novas solicitações de formação de cidadania impostos pelas mudanças econômicas, políticas e tecnológicas.


Em resposta à Alcivan Lima dos Santos

Re: A HISTÓRICA SEGREGAÇÃO EDUCACIONAL

por Rian Lucas da Silva -
Sua colocação é pertinente quando você frisa a importância de se pensar a educação brasileira sem se esquecer de focar na nossa realidade, pois é a partir dela que se pode construir novos modelos de ensino e de aprendizagem para os nossos alunos. Parabéns!