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Atividade 2.1. Fórum obrigatório

Minhas impressões sobre alunos/pessoas autistas e as intervenções pedagógicas viáveis

Minhas impressões sobre alunos/pessoas autistas e as intervenções pedagógicas viáveis

por Roberto Ferreira Sena Filho - Número de respostas: 3

Particularmente, não tenho experiência com aluno/pessoa autista até o momento.

Fale de suas impressões sobre alunos que tem diagnóstico do espectro autista e sobre como deve você acha que deve ser as intervenções pedagógicas com eles.

É importante destacar que cada pessoa no espectro do autismo é única, com suas próprias habilidades, desafios e preferências. No entanto, posso oferecer algumas considerações gerais sobre a educação de alunos com diagnóstico do espectro autista (TEA).

  1. Individualização e Personalização: Reconheça a singularidade de cada aluno com TEA. Eles podem ter diferentes níveis de habilidades e desafios, e abordagens individualizadas são muitas vezes mais eficazes; Adaptar o ambiente de aprendizado para atender às necessidades específicas de cada aluno pode ser crucial. Isso pode incluir ajustes na sala de aula, como redução de estímulos visuais, disponibilidade de espaços quietos e adaptações no método de ensino.

  2. Comunicação e Socialização: Trabalhe no desenvolvimento das habilidades sociais e de comunicação. Alunos com TEA podem ter dificuldades na interação social, mas intervenções específicas, como treinamento social e comunicação alternativa, podem ser benéficas.

  3. Rotinas e Estrutura: Muitos alunos com TEA se beneficiam de rotinas e estruturas consistentes. Forneça instruções claras e previsíveis, e minimize mudanças repentinas sempre que possível.

  4. Inclusão e Apoio: Promova um ambiente inclusivo, onde os alunos com TEA sintam-se aceitos e apoiados. Isso pode envolver a sensibilização dos colegas de classe, bem como o treinamento dos professores e equipe de apoio.

  5. Colaboração com Profissionais Especializados: Trabalhe em estreita colaboração com profissionais especializados, como psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, para desenvolver estratégias eficazes para cada aluno.

  6. Tecnologia Assistiva: Explore o uso de tecnologia assistiva, que pode ajudar no desenvolvimento de habilidades acadêmicas, de comunicação e sociais. Isso pode incluir aplicativos específicos, dispositivos de comunicação alternativa, entre outros.

  7. Avaliação Contínua e Ajustes: Realize avaliações regulares para entender o progresso do aluno e ajustar as estratégias de ensino conforme necessário. A flexibilidade é chave quando se trabalha com alunos no espectro do autismo.

  8. Respeito pela Diversidade: Cultive um ambiente que promova o respeito pela diversidade, incentivando a compreensão e aceitação das diferenças entre os alunos.

Lembrando sempre que é fundamental considerar as necessidades individuais de cada aluno e buscar abordagens que respeitem sua singularidade. Além disso, a colaboração entre educadores, profissionais de saúde e pais é essencial para o sucesso do aluno com TEA na educação.


Em resposta à Roberto Ferreira Sena Filho

Re: Minhas impressões sobre alunos/pessoas autistas e as intervenções pedagógicas viáveis

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -
Muito importante considerar as individualidades de cada pessoa que dispões de TEA. Cada um possui habilidades próprias que precisam ser identificadas, desenvolvidas, aperfeiçoadas de acordo com o tempo e as possibilidades de cada um. Abordagens individualizadas fazem grande diferença no processo de aprendizagem. A clareza, objetividade e a previsibilidade das instruções dadas pelo professor tendem a trazer segurança aos alunos com TEA.
Em resposta à Roberto Ferreira Sena Filho

Re: Minhas impressões sobre alunos/pessoas autistas e as intervenções pedagógicas viáveis

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa noite Roberto Ferreira
É importante lembrar que, qualquer tipo de intervenção ou tratamento, planejados para amenizar os sintomas de crianças, adolescentes ou adultos autistas ou que tenham qualquer outro transtorno global do desenvolvimento, devem ser feitos de forma individualizada, de acordo com o acompanhamento de profissionais de diferentes especialidades, pais, professores e demais profissionais da educação.
Em resposta à Roberto Ferreira Sena Filho

Re: Minhas impressões sobre alunos/pessoas autistas e as intervenções pedagógicas viáveis

por Rejane Maria da Silva Teixeira -
Enquanto a gente não tem o aluno autista em sala de aula, a gente não dá a devida importância. Mas a partir do Heitor, eu comecei a me informar mais sobre o assunto. Além disso, durante a pandemia, eu tive um aluno autista severo. Minha irmã também me passava vários materiais que ajudavam a mim e às minhas colegas de profissão.Diferente do aluno autista do ano passado, essa minha nova aluna é muito mais calma. Ainda assim, a gente encontra muita dificuldade. Afinal, faltam materiais e recursos para trabalhar. E a nossa escola é pequena e ainda é um anexo de uma escola maior. Duas vezes por semana esses alunos precisam se deslocar até a sede, que é onde fica a professora de apoio e a sala de recursos.