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Atividade 2.1.: Fórum temático (Avaliativo)

BNCC e Ensino Médio: Expectativas e realidades

BNCC e Ensino Médio: Expectativas e realidades

por Arthur Vieira Duran - Número de respostas: 3

A BNCC está prevista na Constituição de 88 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, além de ser contemplada no Plano Nacional de Educação, em 2014. Dessa forma, foi creditada um documento que pudesse nortear a educação pública, participativa e a melhora da aprendizagem. Em outras palavras, a expectativa que a BNCC trouxesse ganhos para educadores e educandos. A reforma do Ensino Médio também despertou a possibilidade de novos arranjos que pudessem atrair os alunos para a escola e a continuidade para os estudos. Porém, o que se viu até agora, são medidas restritivas na elaboração dos documentos, o aumento das insatisfações dos professores e alunos e a continuidade da evasão escolar. Assim, estamos nos deparando com a regressão da educação, principalmente quando se trata da educação como mercadoria. Infelizmente a BNCC e a reforma do Ensino Médio reforçaram a dualidade escolar, onde o pobre apenas será destinado a preparar-se para o mercado de trabalho, e claro sem a formação crítica que as disciplinas Filosofia e Sociologia poderiam ajudá-los. Já que houve a extinção da obrigatoriedade das disciplinas.


Em resposta à Arthur Vieira Duran

Re: BNCC e Ensino Médio: Expectativas e realidades

por Vitor Azevedo Abou Mourad -
Olá, Arthur!
Suas colocações são bastante pertinentes ao levarmos em conta o atual cenário de implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio. Realmente, a reforma do E.M. seria uma importante estratégia para atrair os alunos para a escola, evitando a evasão escolar e o abandono antes de concluir a educação básica. No entanto, desde 2021, vemos diversas escolas públicas com dificuldades na implantação dessa política, tendo, assim, falta de professores e de aulas dos itinerários formativos, além da diminuição (ou exclusão) de disciplinas como Filosofia e Sociologia. Assim, muitos têm tido um Ensino Médio voltado apenas ao ensino de Português e Matemática, o que dificulta que eles tenham bons resultados no Enem e vestibulares a ponto de alcançarem o ensino superior e faz com que ganhem o diploma do Ensino Médio e procurem um emprego com má remuneração, muitas vezes.
Em resposta à Arthur Vieira Duran

Re: BNCC e Ensino Médio: Expectativas e realidades

por Hortencia Helena e Silva Gonzalez -
Exatamente, Arthur.
Em tese, melhorias poderiam ser contempladas nos documentos e nas condutas mas qual interesse de não perpetuar e fomentar os interesses de quem domina, justamente se foram eles que participaram das elaborações desses documentos? Chega ser uma piada, ou melhor, é um escárnio.
Em resposta à Arthur Vieira Duran

Re: BNCC e Ensino Médio: Expectativas e realidades

por Fabricio da Silva Lobato -
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Educação que estabelece os conhecimentos, habilidades e competências que todos os estudantes brasileiros devem adquirir ao longo de sua formação escolar. No contexto do Ensino Médio, a BNCC define as diretrizes para o currículo dessa etapa tão importante da educação básica.

As expectativas em relação à BNCC no Ensino Médio são enormes. Espera-se que ela contribua para a formação integral dos estudantes, preparando-os para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. Além disso, a BNCC busca promover uma educação de qualidade, mais equitativa e que considere as diversidades culturais e regionais do país.

No entanto, a realidade enfrentada pelas escolas e professores na implementação da BNCC no Ensino Médio nem sempre condiz com essas expectativas. Há desafios imensos a serem superados, como a falta de recursos financeiros e infraestrutura adequada, a deficiência na formação dos professores e a resistência de alguns profissionais diante de mudanças curriculares.

Além disso, a BNCC no Ensino Médio deve considerar a vocação e os interesses dos estudantes, para que eles se sintam motivados e engajados no processo de aprendizagem. É necessário abandonar o modelo tradicional de ensino centrado na transmissão de conteúdos e adotar uma abordagem mais contextualizada, que estimule o protagonismo juvenil e a construção do conhecimento de forma significativa e interdisciplinar.

Outro ponto importante a ser destacado é a necessidade de articulação entre a BNCC do Ensino Médio e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é um dos principais meios de acesso ao ensino superior no Brasil. A BNCC precisa contemplar as habilidades e competências exigidas pelo Enem, para que os estudantes estejam preparados para esse importante desafio.

É fundamental que se promova o diálogo e a participação de todos os envolvidos no processo educativo - gestores, docentes, estudantes e famílias - na definição do currículo do Ensino Médio com base na BNCC. A escuta atenta e o reconhecimento das especificidades de cada realidade educacional são essenciais para o sucesso da implementação da BNCC nessa etapa.

Portanto, embora a BNCC ofereça uma perspectiva promissora para o Ensino Médio, é necessário enfrentar os obstáculos e trabalhar de forma colaborativa para transformar as expectativas em realidade. A construção de uma educação de qualidade no Ensino Médio, fundamentada na BNCC, é um desafio que exige o engajamento de todos os atores envolvidos, visando a formação de cidadãos críticos, reflexivos e participativos na sociedade.