Olá, professores e colegas!
As características do TDAH geralmente, envolvem dificuldades na aquisição, retenção ou aplicação de habilidades ou conjuntos de informações específicas. Ainda, conforme Rossi (2023), distúrbios do neurodesenvolvimento podem envolver distúrbios de atenção, memória, percepção, linguagem, solução de problemas e interação social e atentar a duração dos sintomas de desatenção e/ou de hiperatividade/impulsividade nas crianças com TDAH, pois, apresentam uma história de vida desde a idade pré-escolar com a presença de sintomas, ou pelo menos, um período de vários meses de sintomatologia intensa.
Algumas práticas pedagógicas que podem ajudar na condução do processo ensino aprendizagem e para melhorar a atenção e memória sustentadas são quando for dar alguma instrução, pedir ao aluno para repetir as instruções ou compartilhar com um amigo antes de começar as tarefas, assim como, quando o aluno desempenhar a tarefa solicitada oferecer sempre um feedback positivo (reforço), através de pequenos elogios e prêmios que podem ser: estrelinhas no caderno, palavras de apoio, um aceno de mão…
Os feedbacks e elogios devem acontecer sempre imediatamente, segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção e após o aluno conseguir um bom desempenho compatível com o seu tempo e processo de aprendizagem, não criticar e apontar, em hipótese alguma, os erros cometidos como falha no desempenho. Conforme Rossi (2023), alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento, parceria e adaptações e devem ser respeitados, pois, isso é um direito e a atitude positiva do professor é fator decisivo para a melhora do aprendizado (ABDA- Associação Brasileira do Déficit de Atenção)
Abraços!