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Atividade 3.1 - Fórum temático

Atividade 3.1

Atividade 3.1

por Luciene Gomes da Silva Ferreira - Número de respostas: 9

Olá, professores e colegas!

As características do TDAH geralmente, envolvem dificuldades na aquisição, retenção ou aplicação de habilidades ou conjuntos de informações específicas. Ainda, conforme Rossi (2023), distúrbios do neurodesenvolvimento podem envolver distúrbios de atenção, memória, percepção, linguagem, solução de problemas e interação social e atentar a duração dos sintomas de desatenção e/ou de hiperatividade/impulsividade nas crianças com TDAH, pois, apresentam uma história de vida desde a idade pré-escolar com a presença de sintomas, ou pelo menos, um período de vários meses de sintomatologia intensa.

Algumas práticas pedagógicas que podem ajudar na condução do processo ensino aprendizagem e para melhorar a atenção e memória sustentadas são quando for dar alguma instrução, pedir ao aluno para repetir as instruções ou compartilhar com um amigo antes de começar as tarefas, assim como, quando o aluno desempenhar a tarefa solicitada oferecer sempre um feedback positivo (reforço), através de pequenos elogios e prêmios que podem ser: estrelinhas no caderno, palavras de apoio, um aceno de mão… 

Os feedbacks e elogios devem acontecer sempre imediatamente, segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção e após o aluno conseguir um bom desempenho compatível com o seu tempo e processo de aprendizagem, não criticar e apontar, em hipótese alguma, os erros cometidos como falha no desempenho.  Conforme Rossi (2023), alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento, parceria e adaptações e devem ser respeitados, pois, isso é um direito e a atitude positiva do professor é fator decisivo para a melhora do aprendizado (ABDA- Associação Brasileira do Déficit de Atenção)

Abraços!

 


Em resposta à Luciene Gomes da Silva Ferreira

Re: Atividade 3.1

por Felipe Henrique Morali Azarias -
Olá Luciene, tudo bem?

Eu super concordo com você, quando fala que não devemos em hipótese alguma criticar os erros cometidos pelos estudantes, e sim, dar o suporte, encorajamento e adaptar as aulas a realidades deles também. Além disso, também entendo que o fato do estudante compartilhar as informações com algum amigo antes de começar as tarefas ajuda e muito, e podemos fazer isto de forma natural, por exemplo, pedimos para cada estudante repetir com um amigo sobre a tarefa que vai realizar neste momento, desta forma, nós não fazemos apenas este estudante fazer esse compartilhamento, mas sim todos, para de alguma forma também entendermos se todos entenderam o que pede o exercício.
Em resposta à Luciene Gomes da Silva Ferreira

Re: Atividade 3.1

por Luisa Coser Lima -
Ei, Luciene! Eu concordo totalmente sobre a importância de palavras de afirmação, de feedbacks positivos e incentivo. Essa postura já faz muita diferença para a auto estima de estudantes que não possuem TDAH, mas para os estudantes que possuem é fundamental. Também acho muito interessante a estratégia de pedir que tente explicar para algum colega. Alunos com TDAH, especialmente os que tiveram diagnóstico tardio, são frequentemente negligenciados e julgados como alunos bagunceiros e/ou desinteressados e isso pode acentuar sentimentos de baixa auto estima que podem desenvolver uma aversão ao ambiente escolar. É essencial que a gente sempre lute pela escola como um ambiente, sobretudo, de acolhimento.
Em resposta à Luciene Gomes da Silva Ferreira

Re: Atividade 3.1

por Fabiana dos Santos Moreira -

Obrigado por compartilhar essas informações adicionais. Compreender a complexidade do TDAH e suas manifestações em diversas áreas do desenvolvimento é fundamental para proporcionar um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz para as crianças que enfrentam esse desafio.


As práticas pedagógicas mencionadas, como pedir ao aluno para repetir as instruções, oferecer feedback positivo imediato e utilizar reforços tangíveis, são estratégias valiosas. Essas abordagens não apenas auxiliam no desenvolvimento da atenção e memória sustentadas, mas também contribuem para a construção da autoestima e motivação do aluno.


A ênfase na importância do suporte, encorajamento e parceria ressalta a necessidade de uma abordagem colaborativa entre educadores, pais e profissionais de saúde. O reconhecimento de que cada aluno é único, com seu próprio tempo e processo de aprendizagem, destaca a importância de adaptar as práticas pedagógicas de acordo com as necessidades individuais.


A atitude positiva do professor, conforme destacado pela Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), desempenha um papel crucial no sucesso do aprendizado desses alunos. Ao promover um ambiente de respeito e compreensão, os educadores podem criar condições mais propícias para o desenvolvimento acadêmico e social das crianças com TDAH.


Essa abordagem holística, que considera não apenas o aspecto acadêmico, mas também o emocional e social, é fundamental para proporcionar um suporte abrangente aos alunos com TDAH e ajudá-los a alcançar seu pleno potencial.

Em resposta à Luciene Gomes da Silva Ferreira

Re: Atividade 3.1

por Marisa dos Santos Amaral -
Olá Luciene, tudo bem?

Realmente o encorajamento do professor e de seus pares podem fazer imensa diferença no trabalho realizado com alunos com TDAH e assim facilitar seu cotidiano.
Em resposta à Luciene Gomes da Silva Ferreira

Re: Atividade 3.1

por Luiz Henrique Liberato Moreira -
Olá Luciene,

Concordo com a tua descrição no que se refere a Pessoa com TDAH. Vale ressaltar que o diagnóstico é muito importante e deve ser informado a instituição de ensino, visto que muitos professores ainda não sabem como lhe dar com essa deficiência, tratando por vezes como mal comportamento por parte do aluno. É importante tratar com inclusão, acolhendo da melhor maneira possível o aluno com TDAH, devendo-se principalmente evitar comentários negativos com relação ao seu desempenho.