O texto Em Busca de um Modelo para o Ensino Médio, do boletim Aprendizagem em Foco, aborda os motivos que levou o Governo a propor a reforma do Ensino Médio, em 2016. Estudos indicavam níveis baixos de aprendizagem e altas taxas de evasão no Ensino Médio, isso evidenciava a necessidade de mudança. O intuito era um Ensino Médio mais atrativo e significativo para os estudantes. Para isso não existe um modelo a ser copiado, no entanto, comparando com outros países, os dados do Pisa mostram que os alunos de países variados ingressam no Ensino Médio com diferentes níveis de aprendizagem. No Ensino Médio brasileiro, fica evidente que a reforma não resolve sozinha as defasagens acumuladas desde a educação infantil e o ensino fundamental.
É necessário analisar modelo de ensino em outros países, pois muitos enfrentam problemas parecidos aos do Brasil, mesmo estando em níveis diferentes de desenvolvimento. Nesse caso, aumentar a atratividade do Ensino Médio oportunizando aos jovens mais opções de escolha, cuidando para não aumentar as desigualdades pode ser uma escola a experienciar. O modelo alemão, reconhecido pela importância dada ao ensino profissionalizante, oferta escolas que preparam jovens para o ingresso ao Ensino Superior e outras que preparam para o ingresso no mercado de trabalho. As escolas que preparam para o mercado de trabalho são as mais procuradas, isso preocupa os educadores Alemãs, pois tem observado que os jovens estão repetindo a mesma formação de seus pais, o que gera um debate a respeito da manutenção das desigualdades.
O texto Educação e democracia: Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio sob a ótica de entidades acadêmicas da área educacional, traz uma análise dos aspectos que fragilizam o direito à educação. Para os autores, a reforma educacional atual caracteriza mais ameaças do que avanços no que se refere à qualidade, garantia de direitos e a privatização da educação. Tanto a reforma do Ensino Médio como a BNCC não foram debatidas coletivamente, além disso, caracteriza um retrocesso para as políticas educacionais brasileiras.