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Atividade 2.1.: Fórum temático (Avaliativo)

Fórum temático

Fórum temático

por Eloidi Santana Rocha - Número de respostas: 2

O texto Em Busca de um Modelo para o Ensino Médio, do boletim Aprendizagem em Foco, aborda os motivos que levou o Governo a propor a reforma do Ensino Médio, em 2016. Estudos indicavam níveis baixos de aprendizagem e altas taxas de evasão no Ensino Médio, isso evidenciava a necessidade de mudança. O intuito era um Ensino Médio mais atrativo e significativo para os estudantes. Para isso não existe um modelo a ser copiado, no entanto, comparando com outros países, os dados do Pisa mostram que os alunos de países variados ingressam no Ensino Médio com diferentes níveis de aprendizagem. No Ensino Médio brasileiro, fica evidente que a reforma não resolve sozinha as defasagens acumuladas desde a educação infantil e o ensino fundamental.

É necessário analisar modelo de ensino em outros países, pois muitos enfrentam problemas parecidos aos do Brasil, mesmo estando em níveis diferentes de desenvolvimento. Nesse caso, aumentar a atratividade do Ensino Médio oportunizando aos jovens mais opções de escolha, cuidando para não  aumentar as desigualdades pode ser uma escola a experienciar. O modelo alemão, reconhecido pela importância dada ao ensino profissionalizante, oferta escolas que preparam jovens para o ingresso ao Ensino Superior e outras que preparam para o ingresso no mercado de trabalho. As escolas que preparam para o mercado de trabalho são as mais procuradas, isso preocupa os educadores Alemãs, pois tem observado que os jovens estão repetindo a mesma formação de seus pais, o que gera um debate a respeito da manutenção das desigualdades.

O texto Educação e democracia: Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio sob a ótica de entidades acadêmicas da área educacional, traz uma análise dos aspectos que fragilizam o direito à educação. Para os autores, a reforma educacional atual caracteriza mais ameaças do que avanços no que se refere à qualidade, garantia de direitos e a privatização da educação. Tanto a reforma do Ensino Médio como a BNCC não foram debatidas coletivamente, além disso, caracteriza um retrocesso para as políticas educacionais brasileiras.

Em resposta à Eloidi Santana Rocha

Re: Fórum temático

por Walef Paulo Quintiliano -
Acredito se o governo naquela época realizasse uma pesquisa para ver qual a melhor maneira de desenvolver um ensino mais atrativo e de qualidade, isso poderia desenvolver novas diretrizes para o ensino. Sim, sabemos que ensino no Brasil é defasado, por n motivos, porém, para achar uma solução que possa melhorar a qualidade e desempenho precisa de uma discussão profunda sobre o assunto. Não podemos basear, o que deu certo em outros países e trazes para o Brasil, talvez o que da certo lá não pode da certo aqui isso é muito relativo, a realidade do Brasil é completamente diferente de alguns países, mais isso não justifica não. O ensino precisa construir estratégias e metodologias que sejam atrativas para que os alunos possam desenvolver um ensino de qualidade. No Brasil, é necessário n fatores para que isso possa desenvolver esses ensino de qualidade!
Em resposta à Eloidi Santana Rocha

Re: Fórum temático

por Michella Rita Santos Fonseca -
Algumas considerações que podem ser levadas em conta na construção de um modelo para o novo Ensino Médio:
Um modelo para o novo Ensino Médio deve oferecer flexibilidade curricular, permitindo que os estudantes escolham itinerários formativos de acordo com seus interesses, aptidões e projetos de vida. Isso pode incluir itinerários voltados para áreas como ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens, tecnologia, entre outros.
É importante que o modelo promova a integração de conhecimentos, conectando diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Isso pode ser feito por meio de projetos interdisciplinares, atividades práticas e contextualização dos conteúdos, permitindo que os estudantes compreendam a relevância e aplicação dos conhecimentos no mundo real.
O novo Ensino Médio pode incluir itinerários formativos que ofereçam formação técnica e profissionalizante, preparando os estudantes para o mercado de trabalho. Essa formação pode ser integrada com a formação geral, garantindo que os estudantes desenvolvam competências técnicas e habilidades socioemocionais.
Além dos conhecimentos acadêmicos, o modelo para o novo Ensino Médio deve valorizar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como pensamento crítico, colaboração, comunicação, resiliência e empatia. Essas habilidades são fundamentais para o sucesso pessoal e profissional dos estudantes.
É essencial investir na formação e capacitação dos professores para lidar com as demandas do novo Ensino Médio. Os docentes devem estar preparados para trabalhar de forma interdisciplinar, utilizar metodologias ativas de ensino, promover a autonomia dos estudantes e acompanhar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Para que o modelo seja efetivamente implementado, é necessário garantir infraestrutura adequada e recursos suficientes nas escolas. Isso inclui laboratórios, equipamentos, materiais didáticos, tecnologia educacional e espaços adequados para atividades práticas e colaborativas.
O modelo para o novo Ensino Médio deve adotar uma avaliação formativa, que valorize o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes. A avaliação deve ser diversificada, incluindo diferentes instrumentos e considerando a progressão individual dos alunos.
Tais considerações que podem ser levadas em conta na construção de um modelo para o novo Ensino Médio no Brasil. É importante que qualquer proposta seja discutida amplamente, levando em consideração as necessidades e realidades das escolas, dos estudantes e da sociedade como um todo.