Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

por CRISTIANO BATISTA - Número de respostas: 3


O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio que afeta cerca de 5% das crianças e se caracteriza por sintomas como impulsividade, inquietude e desatenção. Alunos com TDAH podem ter prejuízos no rendimento escolar, pois o transtorno frequentemente faz com que as crianças apresentem dificuldade de concentração e hiperatividade durante as aulas, sendo um componente desafiador para o desenvolvimento do aprendizado.

5 estratégias pedagógicas para ensinar alunos com TDAH
  1. Variar a rotina de ensino. Alunos com TDAH tendem a dispersar e se entediar muito rápido. ...
  2. Incentivar a prática e repetição. ...
  3. Passar uma instrução por vez. ...
  4. Aplicar o reforço positivo. ...
  5. Manter uma boa comunicação com a família.
O que fazer para ajudar as crianças com TDAH?
  • Não deixe o aluno próximo a janelas e portas: qualquer atividade ou ruído vindo da parte externa tende a distraí-lo;
  • Coloque-o sentado perto à sua mesa, na primeira carteira;
  • Mude-o de lugar sempre que perceber que algo 'ameaça' sua atenção ao conteúdo.

Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Boa tarde

Essas estratégias são valiosas e proporcionam uma abordagem prática e compassiva para lidar com alunos que enfrentam o desafio do TDAH. A variação da rotina e o estímulo à prática e repetição são especialmente importantes, reconhecendo a tendência desses alunos à dispersão. A dica de passar uma instrução por vez é fundamental, permitindo uma melhor assimilação e reduzindo a sobrecarga cognitiva.

O reforço positivo e a comunicação próxima com a família são peças-chave no suporte a esses alunos. É inspirador ver um enfoque não apenas na sala de aula, mas também em estabelecer uma parceria efetiva com os pais, criando uma rede de apoio abrangente.

As sugestões práticas para o ambiente físico da sala de aula, como evitar posições próximas a janelas e portas, mostram uma compreensão sensível das necessidades específicas desses alunos. A adaptação constante, como mudar o local do aluno para otimizar a atenção, destaca a importância da flexibilidade e empatia no ambiente educacional. Este é um guia valioso para educadores comprometidos em criar ambientes inclusivos e eficazes para todos os alunos.

Abraços
Jozeildo
Em resposta à JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA

Re: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

por Cristianele Lima Cardoso -
Boa tarde!
Excelente colocação sobre a compassividade e empatia que devem estar presentes nas estratégias pedagógicas a serem adotadas na condução dos trabalhos escolares com estudantes que têm TDAH.