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Atividade 2.1.: Fórum temático (Avaliativo)

Considerações sobre os textos

Considerações sobre os textos

por Francisco Diétima da Silva Bezerra - Número de respostas: 3

O primeiro texto traz uma discussão a respeito do dilema enfrentado pelos países na busca pela melhoria da aprendizagem no ensino médio. O texto discute que não há uma fórmula a ser copiada por todos para torná-la mais efetiva.

Já o segundo texto discute o novo ensino médio e a BNCC, bem como os interesses envolvidas na instituição destes dois movimentos que, de certa maneira, fragilizam o direito à educação de qualidade assegurada pela Constituição Federal de  1988.

Em resposta à Francisco Diétima da Silva Bezerra

Re: Considerações sobre os textos

por Jose Lazaro Pereira de Souza -
Boa noite, colega!
Concordo com sua análise. Importante salientar que, como menciona o segundo texto, as reformas propostas e encaminhadas à época visavam a fragilização de direitos democráticos consagrados pela nossa Carta Magna.
Em resposta à Jose Lazaro Pereira de Souza

Re: Considerações sobre os textos

por Michella Rita Santos Fonseca -
A reforma educacional do ensino médio no Brasil e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são duas iniciativas importantes para a melhoria da qualidade da educação no país.

A reforma do ensino médio foi implementada por meio da Lei nº 13.415/2017, com o objetivo de modernizar e adequar o currículo escolar às demandas contemporâneas. Uma das principais mudanças trazidas pela reforma é a flexibilização do currículo, que passou a ser organizado em uma parte comum e uma parte diversificada.

A parte comum do currículo, definida pela BNCC, abrange as áreas do conhecimento, como Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e Ensino Religioso. Essas áreas são obrigatórias para todos os estudantes e devem ser trabalhadas de forma integrada.

Já a parte diversificada do currículo permite que os estudantes escolham itinerários formativos de acordo com seus interesses e projetos de vida. Esses itinerários podem ser nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas ou Formação Técnica e Profissional.

A BNCC, por sua vez, é um documento que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros devem desenvolver ao longo da educação básica. Ela serve como referência para a elaboração dos currículos das escolas e orienta a prática pedagógica dos professores.

A BNCC busca promover uma formação integral dos estudantes, valorizando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e a autonomia. Além disso, ela também busca promover a equidade e a inclusão, garantindo que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade.

É importante ressaltar que a implementação da reforma do ensino médio e da BNCC é um processo em andamento, que envolve desafios e debates. No entanto, essas iniciativas representam um avanço significativo na busca por uma educação mais adequada às necessidades dos estudantes e da sociedade.
Em resposta à Francisco Diétima da Silva Bezerra

Re: Considerações sobre os textos

por Lucas Mateus dos Santos -
Exatamente! A BNCC sempre será um objeto de discussões a respeito do que é certo ensinar, visto que sua implementação traz à tona questionamentos sobre a adequação dos conteúdos propostos às necessidades reais dos estudantes e da sociedade. Considerando a diversidade cultural e social do Brasil, é crucial continuarmos debatendo e avaliando de forma crítica os impactos dessa proposta curricular. Afinal, a definição do que é considerado "certo" no ensino deve ser um processo dinâmico e participativo, incorporando a voz dos educadores, das comunidades escolares e da sociedade como um todo.