Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

ATIVIDADE 3.1

ATIVIDADE 3.1

por Elem Mariane da Costa Soares - Número de respostas: 1

Pensando nas intervenções com esses alunos, o primeiro passo é compreender quais são os comportamentos-alvo, ou seja, comportamentos problemáticos específicos que esperamos que melhorem.  Para identificar esses comportamentos e compreender os fatores que o mantém, é preciso conhecer o seu aluno. É importante ter conhecimento acerca das situações que englobam as dificuldades do seu aluno. 

Para promover uma aprendizagem mais significativa a organização do ambiente de trabalho é essencial quando se pensa em crianças e adolescentes com TDAH. O ambiente externo bem estruturado auxilia a criança a conseguir uma estruturação interna, algumas medidas que podem ser adotadas:

  • Sala de aula localizada em local que possui menos barulho externo;
  • Sala possuir poucos estímulos visuais;
  • A criança deve sentar próximo do professor; 
  • Não é indicado que sentem junto a portas, janelas e nas últimas fileiras da sala de aula; 
  • Elaborar um quadro com rotinas e comportamentos desejáveis em sala de aula;
  • Somente o material necessário deverá ficar em cima da carteira;
  • Cadernos podem ser “encapados” com papéis de cores diferentes, isso auxilia na organização e memorização; 
  • Condensar todo o material impresso no mesmo lugar minimizando a eventual perda do material;
  • Utilizar diariamente a agenda como canal de comunicação entre o professor e os pais; 
  • Pedir ao aluno para anotar os deveres e recados, bem como certificar-se de que ele o fez;
  • Incentivar o uso de calendários, post-it, blocos de anotações, lembretes sonoros do celular;
  • Não passar muitas tarefas para serem realizadas em curto prazo;

Em resposta à Elem Mariane da Costa Soares

Re: ATIVIDADE 3.1

por Ana Gabriela Chaves Ferreira -
Oi, Ellen!
Como você pontuou as intervenções para estudantes com TDAH são adaptações ambientais como redução de estímulos externos, localização próximo a(o) professor(a), e redução de distratores durante as aulas expositivas. Adaptações nas estratégias de ensino como comandos sequenciais, oferta de atividades aos poucos, diversificação do tipo de questões para auxiliar na concentração. E comportamentais no sentido de reduzir os prejuízos na concentração, memória, organização, planejamento e atenção durante as interações sociais.