Pensando nas intervenções com esses alunos, o primeiro passo é compreender quais são os comportamentos-alvo, ou seja, comportamentos problemáticos específicos que esperamos que melhorem. Para identificar esses comportamentos e compreender os fatores que o mantém, é preciso conhecer o seu aluno. É importante ter conhecimento acerca das situações que englobam as dificuldades do seu aluno.
Para promover uma aprendizagem mais significativa a organização do ambiente de trabalho é essencial quando se pensa em crianças e adolescentes com TDAH. O ambiente externo bem estruturado auxilia a criança a conseguir uma estruturação interna, algumas medidas que podem ser adotadas:
- Sala de aula localizada em local que possui menos barulho externo;
- Sala possuir poucos estímulos visuais;
- A criança deve sentar próximo do professor;
- Não é indicado que sentem junto a portas, janelas e nas últimas fileiras da sala de aula;
- Elaborar um quadro com rotinas e comportamentos desejáveis em sala de aula;
- Somente o material necessário deverá ficar em cima da carteira;
- Cadernos podem ser “encapados” com papéis de cores diferentes, isso auxilia na organização e memorização;
- Condensar todo o material impresso no mesmo lugar minimizando a eventual perda do material;
- Utilizar diariamente a agenda como canal de comunicação entre o professor e os pais;
- Pedir ao aluno para anotar os deveres e recados, bem como certificar-se de que ele o fez;
- Incentivar o uso de calendários, post-it, blocos de anotações, lembretes sonoros do celular;
- Não passar muitas tarefas para serem realizadas em curto prazo;