Segundo Rossi (2023), o TDAH é considerado um distúrbio de neurodesenvolvimento que aparece precocemente na infância e prejudica o desenvolvimento pessoal, social, acadêmico e/ou profissional. Normalmente, envolve dificuldades na aquisição, retenção ou aplicação de habilidades ou conjuntos de informações específicas. Distúrbios de neurodesenvolvimento podem, ainda, envolver distúrbios de atenção, memória, percepção, linguagem, solução de problemas e interação social.
Já na linha de (ROHDE et al.., 2000), O TDAH, cuja base sintomatológica é o déficit de atenção, a hiperatividade motora e a impulsividade, representa uma carga enorme para a sociedade. O impacto desse transtorno na sociedade é considerável tendo em vista seu alto custo financeiro, o risco de conflitos familiares, as relações complicadas com os pares e os fracassos escolares ou profissionais, bem como efeitos negativos na autoestima das crianças e dos adolescentes. Estudos têm demonstrado que, crianças com essa síndrome apresentam um risco aumentado de desenvolverem outras doenças psiquiátricas na infância, na adolescência e na idade adulta.
Práticas pedagógicas que podem ajudar na condução de trabalhos escolares das pessoas com TDAH:
a-) Organização do contexto escolar de forma a promover um controle do barulho e estimulação visual nos ambientes, cuidado na duração apropriada de tarefas, novidades, interação afetiva e relação de confiança com o professor (interatividade) e pares podem ajudar;
b-) A assistência profissional e treinamento em técnicas de controle comportamental é essencial à família. Quando existe uma organização do ambiente familiar, as técnicas dos pais são firmes e os limites são bem definidos, além dos incentivos e recompensas simbólicas o resultado no controle da TDAH aparece.