Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1. Fórum obrigatório

Intervenções no Autismo na Educação Infantil

Intervenções no Autismo na Educação Infantil

por Rejane Maria da Silva Teixeira - Número de respostas: 2

A intervenção no autismo compõe uma série de terapias e acompanhamentos que são essenciais para o desenvolvimento de quem está no espectro. Normalmente indicada por especialistas, mesmo quando ainda existe apenas uma suspeita do diagnóstico, ela tem como objetivo promover estimulação em áreas necessárias. Com  crianças pequenas, a prioridade deveria ser terapia da fala, da interação social/linguagem, educação especial e suporte familiar.

Usar aplicativos, softwares e outros programas virtuais são bastante eficazes, assim como: Jogos interativos, vídeos, games e outros atrativos que contribuem para a educação das crianças autistas. O ambiente físico de aprendizagem pode impactar crianças e jovens no espectro do autismo.

Em resposta à Rejane Maria da Silva Teixeira

Re: Intervenções no Autismo na Educação Infantil

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa noite Rejane Maria
O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e a capacidade cognitiva. Como o próprio nome diz, o espectro autista é um transtorno que apresenta graus de severidade variados: leve, moderado e grave.
Uma estratégia muito importante no desenvolvimento da comunicação desses alunos é a utilização de recursos de apoio visual confeccionados pela escola: a fim de comunicar-lhe sobre o que é esperado dele, o que acontecerá em seguida na rotina escolar, para oferecer-lhe o atendimento às suas necessidades ou a oportunidade de fazer escolhas, mas sempre fazendo presente a verbalização objetiva.
Em resposta à Romilda Miguel de Brito Xavier

Re: Intervenções no Autismo na Educação Infantil

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa noite Rejane Maria
As intervenções pedagógicas no autismo visam assegurar o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento das crianças. O Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil fala da importância das articulações com outras áreas, para ajudar o professor a conhecer o jeito, as demandas e as necessidades de cada criança.