Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

atividade 3.1

atividade 3.1

por Ellem Mara Ramos Barbosa - Número de respostas: 3

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que afeta predominantemente crianças e adolescentes. Suas características principais incluem desatenção, hiperatividade e impulsividade. Além disso, essas crianças têm dificuldades em manter o foco em tarefas, seguir instruções, organizar-se, concluir atividades e controlar impulsos. Na condução dos trabalhos escolares com crianças que têm TDAH, é importante considerar práticas pedagógicas que sejam adequadas às suas necessidades. Como um ambiente organizado e previsível pode ajudar a diminuir a distração e melhorar a concentração das crianças com TDAH, estabelecer uma rotina diária com horários, estabelecer metas e objetivos claros para cada atividade, fornecer instruções claras e concisas, dividir tarefas complexas em partes menores e oferecer orientação individualizada podem facilitar a compreensão e a execução das atividades. Essas práticas pedagógicas, aliadas ao suporte adequado da escola e da família, podem contribuir para o sucesso acadêmico e emocional das crianças com TDAH, garantindo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficaz para todos os estudantes.


Em resposta à Ellem Mara Ramos Barbosa

Re: atividade 3.1

por JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS -
Olá, colega,
Isso mesmo. Tenho vários alunos com TDAH e uma das práticas que observo como mais necessárias é a organização do ambiente para diminuir a distração e a garantia de tempo maior para realização das atividades. Após o estabelecimento dessas práticas percebi que o rendimento/desempenho melhorou consideravelmente.
Em resposta à Ellem Mara Ramos Barbosa

Re: atividade 3.1

por Ana Karine da Silveira -
Concordo Ellem, além disso, para superar esse problema é importante que os professores tenham uma atitude de compreensão e empatia com as crianças com TDAH, assim como toda a família e amigos da criança.