O ensino médio no Brasil
Embora tenha ocorrido muitas mudanças nos últimos anos para melhorar o sistema de ensino brasileiro, os problemas ainda são vigentes e desafiadores, principalmente no que diz respeito ao ensino médio. O ensino médio é o nível de ensino que provoca os debates mais controversos, seja pelos persistentes problemas do acesso e da permanência, seja pela qualidade da educação oferecida, ou, ainda, pela discussão sobre a sua identidade.
A evasão, que se mantém nos últimos anos, após uma política de aumento significativo da matrícula no ensino médio, aponta para uma crise de legitimidade da escola, que resulta não apenas da crise econômica ou do declínio da utilidade social dos diplomas, mas também da falta de outras motivações para os alunos continuarem estudando. Daí a necessidade de torná-lo atrativo aos alunos, possibilitando a permanência e sobretudo a aprendizagem.
Medidas como a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como o Novo Ensino Médio visam a melhoria do ensino ofertado no nosso país, o problema é a forma que tais medidas são implantadas, muitas vezes sem levar em consideração as reais necessidades e especificidades dos principais interessados, que é a comunidade escolar
A implementação do Novo Ensino Médio não tem sido acompanhada por investimentos suficientes para garantir condições de acesso e permanência dos estudantes, o que contribui para um efeito contrário ao esperado: aprofundamento das desigualdades de acesso ao ensino.