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Atividade 2.1.: Fórum temático (Avaliativo)

O Ensino Médio no Brasil

O Ensino Médio no Brasil

por Ana Angélica Gonçalves da Silva - Número de respostas: 2

O ensino médio no Brasil

      Embora tenha ocorrido muitas mudanças nos últimos anos para melhorar o sistema de ensino brasileiro, os problemas ainda são vigentes e desafiadores, principalmente no que diz respeito ao ensino médio. O ensino médio é o nível de ensino que provoca os debates mais controversos, seja pelos persistentes problemas do acesso e da permanência, seja pela qualidade da educação oferecida, ou, ainda, pela discussão sobre a sua identidade.

      A evasão, que se mantém nos últimos anos, após uma política de aumento significativo da matrícula no ensino médio, aponta para uma crise de legitimidade da escola, que resulta não apenas da crise econômica ou do declínio da utilidade social dos diplomas, mas também da falta de outras motivações para os alunos continuarem estudando. Daí a necessidade de torná-lo atrativo aos alunos, possibilitando a permanência e sobretudo a aprendizagem.

      Medidas como a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como o Novo Ensino Médio visam a melhoria do ensino ofertado no nosso país, o problema é a forma que tais medidas são implantadas, muitas vezes sem levar em consideração as reais necessidades e especificidades dos principais interessados, que é a comunidade escolar

      A implementação do Novo Ensino Médio não tem sido acompanhada por investimentos suficientes para garantir condições de acesso e permanência dos estudantes, o que contribui para um efeito contrário ao esperado: aprofundamento das desigualdades de acesso ao ensino.


Em resposta à Ana Angélica Gonçalves da Silva

Re: O Ensino Médio no Brasil

por Izabel Aparecida Fontes dos Santos -
A evasão escolar no ensino médio é muito alta, a meu ver isso acontece devido a necessidade de trabalhar para ajudar a família e com isso não da conta de suporta os dois. Concordo, que se tem que fazer alguma mudança para reverter esse cenário.
Com essa mudança, parece chamar mais atenção dos alunos. O papel do professor, segundo Ferretti (2018), muda para uma posição de facilitador com a reforma. Antes, esse profissional concedia as diretrizes em sala de aula, porém, com a mudança do ensino para uma formação por competências, o foco é retirado das disciplinas e transportado para a vida prática do aluno.
Em resposta à Ana Angélica Gonçalves da Silva

Re: O Ensino Médio no Brasil

por Iara de Oliveira Borges -
Concordo com você. Não basta modificar uma grade curricular do Ensino Médio para torná-lo atrativo. O que ocorreu na realidade foi o distanciamebto da aprendizagem qualitativa, pois muitos dos conhecimentos importantes para a continuidade dos estudos foram eliminados, na medida que o aluno optou por um Itinerário Formativo. No entanto l, a unidade escolar além de não ter a estrutura adequada e promover condições para aulas atrativas com metodogias ativas, o aluno acaba que modifica o interesse por conta do próprio projeto de vida, pelos conceitos que realmente gostaria de aprender ao longo da vida acadêmica. Além de tudo, muitos jovens acabam afastando-se dos estudos por terem que iniciar o trabalho, para assim ajudarem nas despesas da família.