Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1. Fórum obrigatório

Experiência com alunos com TEA

Experiência com alunos com TEA

por Luisa Coser Lima - Número de respostas: 2
Ao longo da minha trajetória em sala de aula, não tive alunos que possuíam diagnóstico. No entanto, essa demanda surgiu na minha vivência para aulas particulares. Um psicopedagogo que conhece meu trabalho me indicou para dois alunos que possuíam diagnóstico de TEA, uma menina e um menino. A menina, que estava no espectro autista em um grau leve, estava na 2ª série do ensino médio e não tinha dificuldade no aprendizado. Pelo contrário, ela tinha muita facilidade. No entanto, ela tinha graves crises de ansiedade e fazia aulas particulares em períodos de prova para se sentir mais segura, numa tentativa de reduzir as crises. Já o menino, que estava na 3ª série do ensino médio, possuía dificuldade no aprendizado e estava no espectro autista em um grau mais elevado. Ministrei aulas regulares para ele durante alguns meses e foi um desafio elaborar aulas que fossem atrativas para ele. O diagnóstico desse aluno foi importante tanto para ele e a família entenderem melhor a situação dele, mas principalmente para poderem dar o suporte adequado. Também foi importante no contato com a escola, que dava suporte e avaliações mais direcionadas.
Em resposta à Luisa Coser Lima

Re: Experiência com alunos com TEA

por Bianca Barrocas dos Santos -
Olá, Luisa. Seu contato com alunos TEA foi bem interessante, você pode observá-los e auxiliá-los de forma particular e direcionada. É importante a sua percepção das diferenças entre eles, pois é exatamente o que vimos na apostila e nos vídeos apresentados, nenhum aluno TEA é igual, apesar do nome do transtorno ser o mesmo.
Em resposta à Luisa Coser Lima

Re: Experiência com alunos com TEA

por Bruna Rayane Moreira Candido -
Bom dia, Luisa!
Que experiência interessante! É incrível ver como seu apoio individualizado foi crucial para alunos com diferentes necessidades no espectro do autismo. É gratificante saber como o diagnóstico foi fundamental para proporcionar o suporte adequado tanto na educação quanto para lidar com a ansiedade.