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Atividade 2.1.: Fórum temático (Avaliativo)

O novo Ensino Médio sob a ótica da BNCC

O novo Ensino Médio sob a ótica da BNCC

por Michella Rita Santos Fonseca - Número de respostas: 2

O novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são temas de grande relevância na área educacional brasileira. A BNCC é um documento que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica, incluindo o Ensino Médio.

Diversas entidades especializadas e representativas da área educacional têm se posicionado sobre o novo Ensino Médio e a BNCC. Alguns defendem que essas mudanças são necessárias para atualizar o currículo e torná-lo mais alinhado com as demandas da sociedade contemporânea. Eles argumentam que o novo Ensino Médio, com sua flexibilização curricular, permite que os estudantes escolham itinerários formativos de acordo com seus interesses e projetos de vida, o que pode aumentar a motivação e o engajamento dos alunos.

Outras entidades têm manifestado preocupações em relação ao novo Ensino Médio e à BNCC. Alguns argumentam que as mudanças podem aprofundar as desigualdades educacionais, uma vez que nem todas as escolas têm condições de oferecer uma variedade de itinerários formativos de qualidade. Além disso, há preocupações sobre a formação dos professores para lidar com as novas demandas curriculares e sobre a falta de recursos financeiros para implementar as mudanças propostas.

É importante ressaltar que as opiniões e posicionamentos das entidades especializadas e representativas da área educacional podem variar, refletindo diferentes perspectivas e interesses. O debate em torno do novo Ensino Médio e da BNCC continua em curso, buscando aprimorar a educação no Brasil e garantir uma formação de qualidade para todos os estudantes.


Em resposta à Michella Rita Santos Fonseca

Re: O novo Ensino Médio sob a ótica da BNCC

por Joao Francisco Barreto Caiafa Balbi -
Boa tarde, colega. Importante sua análise. Vale ressaltar que devemos separar a reforma do EM em pelo menos duas partes, a primeira é sua idealizaçao e o contexto, a segunda a execuçao. Na primeira, observamos que a ideia de reduzir o conteudismo do EM que tinha como argumentos a evasão escolar e o desinteresse dos alunos. No entanto, o desinteresse na educaçao formal é devido a diversos fatores, alguns nem começam na escola. O outro ponto de análise é a forma de implementaçao, ou a ausência de forma, afinal, não houve a definiçao clara de como deveria acontecer e as diferentes redes e também os diferentes grupos de ensino fizeram diferente. Hoje, é impossível uma observaçao sobre a reforma do EM, pois ela não foi igual em todo o pais.
Em resposta à Michella Rita Santos Fonseca

Re: O novo Ensino Médio sob a ótica da BNCC

por Wellington Lopes de Sousa Filho -
é interessante entender o quanto essa disparidade entre as entidades são absurdas principalmente ao comparar o ensino privado ao público, quem trabalha nas 2 realidades consegue ver isso muito claramente