Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1. Fórum obrigatório

Transtornos do neurodesenvolvimento

Transtornos do neurodesenvolvimento

por Aleff Cruz de Castro - Número de respostas: 1

Olá, minha gente!

Falar sobre neurodiversidade é sempre muito enriquecedor, especialmente no âmbito da educação; Apesar de toda inquietação ocasionada pela especificidade de cada caso, que torna o a atuação do professor em sala de aula um desafio, é possível aprender bastante através das experiências de outro colegas de profissão.

Particularmente, o meu contato com estudante enquadrado no TEA aconteceu durante um breve intervalo de tempo: as poucas semanas de aula que antecederam a suspensão das aulas presenciais em 2020, em virtude da pandemia.

Estava muito apreensivo, ao mesmo tempo que me senti bastante animado em adequar o processo de ensino ao de aprendizagem do estudante. Diante dessas poucas aulas, foi possível notar um grande envolvimento do estudante com a disciplina de química, e uma certa propensão para a interação, em momentos específicos.

Infelizmente, o estudante não permaneceu nas aulas após a introdução do regime de ensino remoto, por diversos motivos, mas essa experiência foi importante para reforçar a importância do poder de articulação da equipe pedagógica no sentido de garantir (ou pelo menos tentar, dentro das nossas limitações) a inclusão deste estudante em sala de aula. Também, foi importante para reforçar a importância de ser um profissional atento às constantes mudanças e demandas do contexto educacional.


Em resposta à Aleff Cruz de Castro

Re: Transtornos do neurodesenvolvimento

por Geneci Couto da Silva Filho -
Aleff, boa noite;
Conforme você pode vivenciar, é um desafiador trabalhar com os alunos PcD dentro da sala de aula no horário de aula convencional e não no contra-turno.
Minha escola só oferece o profissional de apoio para os alunos que possuem laudo e deixa de fora os outros. Mas, escolas federais possuem um departamento específico para o apoio dos alunos, com profissionais extras, inclusive estagiários e outros materiais de Tecnologia Assistida, com atividades no contraturno e apoio extra do professor da sala de aula. Essa estrutura deveria existir em todas as escolas.