O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que afeta predominantemente crianças e adolescentes. Suas características principais incluem desatenção, hiperatividade e impulsividade. Além disso, essas crianças têm dificuldades em manter o foco em tarefas, seguir instruções, organizar-se, concluir atividades e controlar impulsos.
Na condução dos trabalhos escolares com crianças que têm TDAH, é importante considerar práticas pedagógicas que sejam adequadas às suas necessidades. Algumas delas incluem: Ambiente de aprendizagem estruturado: um ambiente organizado e previsível pode ajudar a diminuir a distração e melhorar a concentração das crianças com TDAH. Rotina clara e consistente: estabelecer uma rotina diária com horários definidos para diferentes atividades pode ajudar na organização e no senso de controle das crianças com TDAH. Metas e objetivos claros: estabelecer metas e objetivos claros para cada atividade pode ajudar as crianças com TDAH a manterem o foco e se sentirem motivadas. Instruções e tarefas claras e breves: fornecer instruções claras e concisas, dividir tarefas complexas em partes menores e oferecer orientação individualizada podem facilitar a compreensão e a execução das atividades por parte das crianças com TDAH. Uso de estímulos visuais: o uso de recursos visuais, como gráficos, tabelas, listas de tarefas e lembretes visuais, pode ajudar as crianças com TDAH a se orientarem e se organizarem melhor. Quebra de atividades: dividir atividades longas em etapas menores, com intervalos para descanso ou atividades mais ativas, pode ajudar a manter o foco e a atenção das crianças com TDAH por um período de tempo maior. Reforço positivo: elogiar e recompensar o esforço e o bom desempenho das crianças com TDAH pode ajudar a aumentar sua motivação e autoestima. Parceria com a família: a comunicação aberta e frequente com os pais é essencial para entender as necessidades individuais da criança com TDAH e colaborar na implementação de estratégias adequadas tanto na escola quanto em casa. Essas práticas pedagógicas, aliadas ao suporte adequado da escola e da família, podem contribuir para o sucesso acadêmico e emocional das crianças com TDAH, garantindo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficaz para todos os estudantes.
Ótimas colocações Mirele, realmente é fundamental o suporte da escola e da família. Obrigado pela contribuição!