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Atividade 2.1. Fórum obrigatório

Reflexões

Reflexões

por Mailson Santos Pereira - Número de respostas: 1

Em minhas atividades profissionais, não tenho registro de ter acompanhado alguma pessoa com diagnóstico de Síndrome de Asperger ou com Síndrome de Rett.

A partir do material da disciplina e dos vídeos, acredito que o acompanhamento pedagógico das pessoas com Síndrome de Rett parece ser mais desafiador, principalmente pelas fases de regressão da aquisição da fala, entre outros. Já, no caso da Síndrome de Asperger, pelas suas peculiaridades, com o acompanhamento devido e os estímulos necessários, é possível verificar uma adaptação social mais funcional, o que pode levar a estratégias pedagógicas mais efetivas.

Tanto em um caso, como no outro, conhecer a pessoa, suas especificidades, conhecer da Síndrome, conhecer a família, entre outras questões, são elementos importantes para um melhor desenvolvimento das intervenções pedagógicas que produzam efeito e significância para estas pessoas.

Em resposta à Mailson Santos Pereira

Re: Reflexões

por Maria Luiza Lima Pereira -
Olá Mailson,

Sua observação é muito pertinente. A Síndrome de Rett e a Síndrome de Asperger apresentam desafios e necessidades diferentes. Como você mencionou, a Síndrome de Rett pode ser particularmente desafiadora devido à regressão das habilidades adquiridas, como a fala. Isso requer uma abordagem pedagógica que seja adaptável e capaz de atender às mudanças nas necessidades do aluno.

Por outro lado, a Síndrome de Asperger, embora apresente seus próprios desafios, como dificuldades ou pouco interesse em interações sociais, também pode oferecer oportunidades únicas. Com o acompanhamento adequado e os estímulos necessários, esses indivíduos podem se adaptar socialmente de maneira mais funcional. Isso pode levar a estratégias pedagógicas mais eficazes, como a utilização de seus interesses em temas ou objetos específicos no desenvolvimento de atividades que requerem atenção aos detalhes e precisão.

Além disso, concordo plenamente com você sobre a importância de conhecer a pessoa, suas especificidades, a síndrome e a família. Cada aluno é único e, portanto, as intervenções pedagógicas devem ser personalizadas para atender às suas necessidades individuais. Isso é especialmente verdadeiro para alunos com autismo, onde a variação nos sintomas e habilidades pode ser bastante ampla.

Nesse sentido, acredito a chave para o acompanhamento educacional de alunos com Síndrome de Rett e Síndrome de Asperger é a personalização da abordagem pedagógica, a promoção de um ambiente de aprendizado inclusivo e a colaboração contínua com a família e outros profissionais de apoio.