O texto "Em busca de um novo modelo mapra o Ensino Médio", destaca a importância da reformulação do Ensino Médio no Brasil, especialmente no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando uma melhor organização dos conteúdos. No entanto, há uma preocupação expressa sobre a possibilidade de que essa reestruturação, na prática, possa prejudicar a qualidade do ensino. Argumenta-se que as disciplinas dos itinerários formativos poderiam se tornar uma mera repetição do que já é ensinado nas matérias obrigatórias, além de reduzirem a carga horária destas últimas. Além disso, aponta-se que os materiais oferecidos aos professores para esses itinerários podem ser superficiais, incapazes de fornecer uma preparação adequada, tanto em conteúdo quanto em habilidades pedagógicas.
Essa perspectiva ressalta a preocupação de que a reforma do Ensino Médio, embora busque uma reestruturação para melhorar a eficiência, possa comprometer a qualidade do ensino oferecido aos estudantes. A falta de preparação adequada dos professores e a possibilidade de redução do escopo dos conteúdos apresentados são questões críticas que merecem atenção para garantir que a reforma não resulte em um prejuízo educacional para os estudantes.