Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

TDAH e práticas pedagógicas

TDAH e práticas pedagógicas

por Fabrícia de Lima Brito - Número de respostas: 2

O TDAH é um distúrbio do neurodesenvolvimento e muito varável de pessoa para pessoa. Algumas características podem aparecer combinadas e associadas a outros transtornos/deficiências/AH/SD. Tenho uma experiência pessoal com dupla excepcionalidade, uma vez que tenho um filho de 11 anos que é TDAH e AH/SD. 

Algumas características:

Desatenção: Erros e descuidos nos trabalhos escolares e em seus materiais, além de desorganização nas atividades e tarefas; a atenção pode ser dispersa facilmente e demonstrada na falta de interesse em diversos temas, na perda e foco e na perda dos detalhes das atividades e jogos, nas brincadeiras com quaisquer objetos próximos, ou foco em recortar papel, riscar e outras coisas manuais; 

Hiperatividade/Impulsividade: Movimentos constantes, desde uso das mãos e pés a levantar e se mover na cadeira com uma grande constância. Responder a perguntas ou a situações da sala de aula de forma abrupta, interromper a fala de colegas e professores pela dificuldade em aguardar sua vez e a necessidade de dizer tudo o que precisa dizer. 

 

Algumas práticas: 

É necessária a definição de rotina de organização tanto na escola, como em casa para auxiliar ele aluno.  

O aluno precisa ser afastado de distrações, sentar-se próximo ao professor, mais distante de janelas, portas e corredores, minimizar a quantidade de materiais na mesa e até fazer combinados com os professores sobre formas de "chamá-lo à realidade' nesses momentos, pois não são ações propositais. 

Dinamizar e diversificar as atividades, reduzir os períodos de aula expositiva ajuda o aluno a se prender mais nas atividades, suscitando interesse e curiosidade. Repetir instruções, reforçar instruções, fazer ou destacar anotações e organizar rotina ajudam o aluno a superar dificuldades que são inerentes do TDAH. 

Ter reforços positivos e falas de ajuda e ânimo ajudam o aluno a superar internamente os conflitos. 

 

Embora existam muitas práticas que podem ser aplicadas, é necessário conhecer o aluno para promovê-las de forma mais direcionada. 

 

Em resposta à Fabrícia de Lima Brito

Re: TDAH e práticas pedagógicas

por Geneci Couto da Silva Filho -
Fabrícia, boa tarde.
Você tocou em um tópico importante: é preciso conhecer os alunos.
Eu tenho alguns alunos PcDs e não recebi nem o laudo sobre qual é a patologia, mesmo após ter solicitado a direção.
Outro agravante que enontro é o fato de estarem na EJA e já serem maiores de idade. Isto faz com que as famílias já deixem os alunos se virarem na vida sozinhos, realizando trabalhos de baixíssima qualificaçao.
Também considero interessante as práticas que você sugeriu e penso que podem ser alcançadas, na medida do possível, com a gamificação.
Em resposta à Fabrícia de Lima Brito

Re: TDAH e práticas pedagógicas

por Franciele Soares de Souza -
Completando sua fala, vejo que o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e se caracteriza por sintomas como impulsividade, inquietude e desatenção. Alunos com TDAH podem ter prejuízos no rendimento escolar, pois o transtorno frequentemente faz com que as crianças apresentem dificuldade de concentração e hiperatividade durante as aulas, sendo um componente desafiador para o desenvolvimento do aprendizado.
Algumas das estratégias para ser trabalho em sala com esse alunado são: variar a rotina de ensino; incentivar a prática e repetição; passar uma instrução por vez; aplicar o reforço positivo e manter uma boa comunicação com a família.