O TDAH é um distúrbio do neurodesenvolvimento e muito varável de pessoa para pessoa. Algumas características podem aparecer combinadas e associadas a outros transtornos/deficiências/AH/SD. Tenho uma experiência pessoal com dupla excepcionalidade, uma vez que tenho um filho de 11 anos que é TDAH e AH/SD.
Algumas características:
Desatenção: Erros e descuidos nos trabalhos escolares e em seus materiais, além de desorganização nas atividades e tarefas; a atenção pode ser dispersa facilmente e demonstrada na falta de interesse em diversos temas, na perda e foco e na perda dos detalhes das atividades e jogos, nas brincadeiras com quaisquer objetos próximos, ou foco em recortar papel, riscar e outras coisas manuais;
Hiperatividade/Impulsividade: Movimentos constantes, desde uso das mãos e pés a levantar e se mover na cadeira com uma grande constância. Responder a perguntas ou a situações da sala de aula de forma abrupta, interromper a fala de colegas e professores pela dificuldade em aguardar sua vez e a necessidade de dizer tudo o que precisa dizer.
Algumas práticas:
É necessária a definição de rotina de organização tanto na escola, como em casa para auxiliar ele aluno.
O aluno precisa ser afastado de distrações, sentar-se próximo ao professor, mais distante de janelas, portas e corredores, minimizar a quantidade de materiais na mesa e até fazer combinados com os professores sobre formas de "chamá-lo à realidade' nesses momentos, pois não são ações propositais.
Dinamizar e diversificar as atividades, reduzir os períodos de aula expositiva ajuda o aluno a se prender mais nas atividades, suscitando interesse e curiosidade. Repetir instruções, reforçar instruções, fazer ou destacar anotações e organizar rotina ajudam o aluno a superar dificuldades que são inerentes do TDAH.
Ter reforços positivos e falas de ajuda e ânimo ajudam o aluno a superar internamente os conflitos.
Embora existam muitas práticas que podem ser aplicadas, é necessário conhecer o aluno para promovê-las de forma mais direcionada.