Conforme descrito no material de apoio, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode ser notado na infância, podendo ser classificado em três tipos: com predomínio de déficit de atenção; com predomínio de hiperatividade; ou com ambos os sintomas associados. Em vista da sua condição, a pessoa com TDAH tende a ser desatenta/distraída, extremamente inquieta/agitada, ou desatenta e inquieta. Sintomas que podem impactar na socialização, no desempenho acadêmico, profissional e etc.
No âmbito pedagógico, ao trabalhar com estudantes com TDAH, é importante que os professores busquem atender as necessidades específicas desse sujeito. Geralmente, recomenda-se investigar se há necessidade de dilatação de tempo para a realização de atividades escolares; se precisa de um espaço individualizado para se concentrar nos momentos de atividades avaliativas; incentiva-se que tenham cadernos organizados; reforça-se as solicitações feitas ao estudante durante as aulas; pergunta-se se compreendeu o que foi falado em aula, entre outras estratégias. O mais importante, penso eu, é conhecer o sujeito e as suas necessidades para promover adaptações/recursos que o atendam.
Refletindo sobre o TDAH e as estratégias pedagógicas
por Samuel Giovani dos Santos Ferreira - Número de respostas: 2
Em resposta à Samuel Giovani dos Santos Ferreira
Re: Refletindo sobre o TDAH e as estratégias pedagógicas
por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -É muito comum os estudantes com TDAH de fato precisarem de um tempo maior para a realização das atividades propostas. Tenho costume de permitir que os mesmos concluam suas tarefas em casa e nas aula seguinte me apresentam e continuamos as reflexões de forma individualizada e em alguns casos coletiva.
Em resposta à Samuel Giovani dos Santos Ferreira
Re: Refletindo sobre o TDAH e as estratégias pedagógicas
por Romilda Miguel de Brito Xavier -Bom dia Samuel Giovani
As estratégias em sala de aula devem ser estudadas e implementadas com o intuito de promover um ambiente adequado e propício para que as crianças e adolescentes com esse tipo de transtorno possam evoluir no aprendizado.
As estratégias em sala de aula devem ser estudadas e implementadas com o intuito de promover um ambiente adequado e propício para que as crianças e adolescentes com esse tipo de transtorno possam evoluir no aprendizado.