Alguns sintomas marcantes caracterizam o indivíduo com TDAH. Tanto características relacionadas à desatenção como quanto à hiperatividade e impulsividade. São algumas delas:
- Dificuldade em manter o foco, seguir comandos, realizar tarefas e atividades;
- Esquecimento de prazos e compromissos importantes;
- Apresenta-se com certa impaciência;
- Baixa autoestima e incapacidade / dificuldade em lidar com críticas;
- Má gestão do tempo e procrastinação;
- Evita se envolver em tarefas que demandem esforço mental;
- Movimenta-se de forma agitada.
Algumas práticas pedagógicas sugeridas para interação com estudantes TDAH:
- Após direcionar instruções, o professor deverá pedir ao aluno para repeti-las ou compartilhar com um amigo antes de iniciar as atividades. De forma a permitir o acesso mental às informações novamente e buscar organizar o início do desenvolvimento das tarefas;
- Estimular apresentações orais e trabalhos manuais que estimulem a criatividade do aluno;
- Reduzir o número de cópias escritas dos textos. Permitir registros que sejam mais produtivos e prazerosos para o aluno;
- Respeitar o tempo de cada aluno para desenvolvimento e conclusão das atividades solicitadas;
- Definir metas claras e possíveis para que o aluno faça sua autoavaliação de forma constante;
- Tornar cada vez mais frequente o feedback positivo, promovendo a percepção do aluno sobre o seu potencial e capacidade, promovendo motivação ao mesmo.