Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

Características indivíduo com TDAH e prática pedagógica

Características indivíduo com TDAH e prática pedagógica

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos - Número de respostas: 1

Alguns sintomas marcantes caracterizam o indivíduo com TDAH. Tanto características relacionadas à desatenção como quanto à hiperatividade e impulsividade. São algumas delas:

- Dificuldade em manter o foco, seguir comandos, realizar tarefas e atividades;

- Esquecimento de prazos e compromissos importantes;

- Apresenta-se com certa impaciência;

- Baixa autoestima e incapacidade / dificuldade em lidar com críticas;

- Má gestão do tempo e procrastinação;

- Evita se envolver em tarefas que demandem esforço mental;

- Movimenta-se de forma agitada.

Algumas práticas pedagógicas sugeridas para interação com estudantes TDAH:

- Após direcionar instruções, o professor deverá pedir ao aluno para repeti-las ou compartilhar com um amigo antes de iniciar as atividades. De forma a permitir o acesso mental às informações novamente e buscar organizar o início do desenvolvimento das tarefas;

- Estimular apresentações orais e trabalhos manuais que estimulem a criatividade do aluno;

- Reduzir o número de cópias escritas dos textos. Permitir registros que sejam mais  produtivos e prazerosos para o aluno;

- Respeitar o tempo de cada aluno para desenvolvimento e conclusão das atividades solicitadas;

- Definir metas claras e possíveis para que o aluno faça sua autoavaliação de forma constante;

- Tornar cada vez mais frequente o feedback positivo, promovendo a percepção do aluno sobre o seu potencial e capacidade, promovendo motivação ao mesmo.

Em resposta à Paulo Victor Dantas de Souza Mattos

Re: Características indivíduo com TDAH e prática pedagógica

por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges -
Sim, dentro do ambiente escolar várias são as práticas sugeridas para interação com estudantes TDAH, conforme você aponto, uma outra questão além destas, tem a ver com uma prática mais comprometida do professor e da gestão escolar, para um melhor atendimento para o estudante com TDAH, levando em consideração a necessidade deste aprender, conseguir prestar atenção e permanecer na escola. Há professores inclusive que reservam o fundo da sala para que alunos com hiperatividade andem lá e não percam a explicação, logo adaptação é uma das chaves.