O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), consiste em um distúrbio de neurodesenvolvimento, que poder ser causada por múltiplos fatores, dentre eles, genéticos, comportamentais, entre outros. Em geral, o TDAH afeta o desenvolvimento pessoal, social e acadêmico do indivíduo, causando prejuízos. Ao avaliarmos as consequências disso no desempenho escolar da pessoa com TDAH, podemos concluir que, caso não haja a intervenção pedagógica e multidisciplinar necessária, são vários os danos que podem ocorrer na aprendizagem dessa criança. Para isso é fundamental que ocorra o diagnóstico precoce e a realização de tratamento apropriado.
Infelizmente, existe muita resistência entre os familiares em compreender o TDAH como algo sério, ainda persiste a ideia de que é algo passageiro ou que se trata de uma criança indisciplinada. Conclusões equivocadas e que também estão presente no ambiente escolar, fato que prejudica o desenvolvimento da criança. Sendo assim, o reconhecimento do diagnóstico, parceria entre a família é a escola, são fundamentais para o melhor atendimento dessas crianças em suas necessidades. A partir disso, a escola deve desenvolver estratégias que supram as especificidades de aprendizado dessa criança, como criar mecanismos e ferramentas que auxiliem com a dificuldade de memorização, posicionar o aluno de forma estratégica na sala de aula evitando distrações, permitir que ele se movimente de forma a diminuir a agitação. Ações simples e que podem melhorar o desempenho acadêmico do indivíduo.