---> Hiperatividade: Inquietude motora, incapacidade de permanecer sentado e comportamento impulsivo.
---> Impulsividade: Tomada de decisões rápidas sem considerar as consequências, interrupção frequente de outras pessoas.
Ao lidar com crianças que têm TDAH na sala de aula, é essencial adotar estratégias pedagógicas específicas para atender às suas necessidades. Algumas práticas eficazes incluem:
---> Estrutura e Rotina: Estabelecer rotinas diárias previsíveis pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o foco da criança com TDAH.
---> Instruções Claras e Concisas: Fornecer instruções claras, divididas em etapas menores, pode facilitar a compreensão e a execução das tarefas.
---> Adaptação do Ambiente: Minimizar distrações no ambiente de aprendizado, como fornecer um local tranquilo para a criança trabalhar, pode ser benéfico.
---> Reforço Positivo: Reforçar comportamentos positivos através de elogios e recompensas pode motivar a criança e melhorar seu desempenho acadêmico.
---> Variedade de Atividades: Incorporar diferentes tipos de atividades e métodos de ensino pode ajudar a manter o interesse da criança, evitando o tédio.
---> Colaboração com os Pais: Manter uma comunicação aberta com os pais é crucial. Eles podem fornecer informações valiosas sobre estratégias que funcionam em casa e colaborar na implementação de práticas consistentes.
---> Suporte Individualizado: Oferecer suporte individualizado, como tempo extra para realizar tarefas ou modificações nas avaliações, pode ser necessário para atender às necessidades específicas da criança com TDAH.
---> Tecnologia Assistiva: Utilizar tecnologias educacionais pode ser uma maneira eficaz de envolver a criança e adaptar o conteúdo às suas necessidades individuais.
Olá, Fabiana!
Assume papel importante sua abordagem e realmente cada criança é única, as estratégias precisam ser adaptadas de acordo com as necessidades específicas de cada aluno com TDAH, com a colaboração entre educadores, pais e profissionais de saúde para criar um ambiente de aprendizado que apoie o desenvolvimento acadêmico e social dessas crianças, como você abordou. E nesse sentido, quanto mais precocemente forem feitos os ajustes e o diagnóstico, os resultados serão mais promissores.
Abraços!
Assume papel importante sua abordagem e realmente cada criança é única, as estratégias precisam ser adaptadas de acordo com as necessidades específicas de cada aluno com TDAH, com a colaboração entre educadores, pais e profissionais de saúde para criar um ambiente de aprendizado que apoie o desenvolvimento acadêmico e social dessas crianças, como você abordou. E nesse sentido, quanto mais precocemente forem feitos os ajustes e o diagnóstico, os resultados serão mais promissores.
Abraços!