Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

Atividade 3.1

Atividade 3.1

por Fabiana dos Santos Moreira - Número de respostas: 1

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica que afeta principalmente crianças, embora muitas vezes persista na adolescência e na vida adulta. Suas características principais incluem dificuldades de atenção, impulsividade e hiperatividade. Aqui estão algumas características do TDAH:


---> Desatenção: Dificuldade em manter o foco em tarefas, frequentemente resultando em erros por descuido.


---> Hiperatividade: Inquietude motora, incapacidade de permanecer sentado e comportamento impulsivo.

---> Impulsividade: Tomada de decisões rápidas sem considerar as consequências, interrupção frequente de outras pessoas.

Ao lidar com crianças que têm TDAH na sala de aula, é essencial adotar estratégias pedagógicas específicas para atender às suas necessidades. Algumas práticas eficazes incluem:

---> Estrutura e Rotina: Estabelecer rotinas diárias previsíveis pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o foco da criança com TDAH.

---> Instruções Claras e Concisas: Fornecer instruções claras, divididas em etapas menores, pode facilitar a compreensão e a execução das tarefas.

---> Adaptação do Ambiente: Minimizar distrações no ambiente de aprendizado, como fornecer um local tranquilo para a criança trabalhar, pode ser benéfico.

---> Reforço Positivo: Reforçar comportamentos positivos através de elogios e recompensas pode motivar a criança e melhorar seu desempenho acadêmico.

---> Variedade de Atividades: Incorporar diferentes tipos de atividades e métodos de ensino pode ajudar a manter o interesse da criança, evitando o tédio.

---> Colaboração com os Pais: Manter uma comunicação aberta com os pais é crucial. Eles podem fornecer informações valiosas sobre estratégias que funcionam em casa e colaborar na implementação de práticas consistentes.

---> Suporte Individualizado: Oferecer suporte individualizado, como tempo extra para realizar tarefas ou modificações nas avaliações, pode ser necessário para atender às necessidades específicas da criança com TDAH.

---> Tecnologia Assistiva: Utilizar tecnologias educacionais pode ser uma maneira eficaz de envolver a criança e adaptar o conteúdo às suas necessidades individuais.

Lembrando que cada criança é única, e as estratégias precisam ser adaptadas de acordo com as necessidades específicas de cada aluno com TDAH. Além disso, a colaboração entre educadores, pais e profissionais de saúde é fundamental para criar um ambiente de aprendizado que apoie o desenvolvimento acadêmico e social dessas crianças.

Em resposta à Fabiana dos Santos Moreira

Re: Atividade 3.1

por Luciene Gomes da Silva Ferreira -
Olá, Fabiana!
Assume papel importante sua abordagem e realmente cada criança é única, as estratégias precisam ser adaptadas de acordo com as necessidades específicas de cada aluno com TDAH, com a colaboração entre educadores, pais e profissionais de saúde para criar um ambiente de aprendizado que apoie o desenvolvimento acadêmico e social dessas crianças, como você abordou. E nesse sentido, quanto mais precocemente forem feitos os ajustes e o diagnóstico, os resultados serão mais promissores.
Abraços!