Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

TDAH

TDAH

por Romilda Miguel de Brito Xavier - Número de respostas: 0

O TDAH é considerado um distúrbio de neurodesenvolvimento que aparece precocemente na infância e prejudica o desenvolvimento pessoal, social, acadêmico e/ou profissional. Normalmente, envolve dificuldades na aquisição, retenção ou aplicação de habilidades ou conjuntos de informações específicas. Distúrbios de neurodesenvolvimento podem, ainda, envolver distúrbios de atenção, memória, percepção, linguagem, solução de problemas e interação social.

Segundo estudos recentes, para as pessoas que apresentam TDAH os problemas aparecem com mais ênfase no módulo cerebral responsável pelas funções executivas, havendo uma diminuição do metabolismo na região frontal/orbital. O TDAH, cuja base sintomatológica é o déficit de atenção, a hiperatividade motora e a impulsividade, representa uma carga enorme para a sociedade.

Existem várias estratégias pedagógicas que podem ser úteis para trabalhar com crianças que têm TDAH. Aqui estão algumas delas:

- Variar a rotina de ensino: Alunos com TDAH tendem a dispersar e se entediar muito rápido.

- Incentivar a prática e repetição: Essas crianças podem ter dificuldade para memorizar sequências, além de se desorganizarem com muita facilidade.

- Mudar o tom de voz de acordo com a necessidade, dando ênfase em momentos mais importantes do assunto.

- Colocar o aluno para sentar bem próximo do professor.

- Começar a aula com algum tipo de motivação (uso de quiz ou perguntas que devem ser respondidas ao final após a transmissão do conteúdo e que, em caso de acerto, pode ser dada uma nota que se somará à média final).

- Associar o assunto da aula a alguma situação do contexto que interessa ao aluno ou que tenha uma aplicação prática.

- Trabalhar de forma lúdica, concreta com as crianças que têm TDAH.

Trabalhar com jogos educativos, com artes como pintura, música, trabalhar com meditação.

– Utilizar a técnica de “aprendizagem ativa” (high response strategies): trabalhos em duplas, respostas orais, possibilidade do aluno gravar as aulas e/ou trazer seus trabalhos gravados em pendrive ou nuvem para a escola.

– Usar sinais visuais e orais: o professor pode combinar previamente com o aluno pequenos sinais cujo significado só o aluno e o professor compreendem. Exemplo: o professor combina com o aluno que todas as vezes que percebê-lo desatento durante as atividades, colocará levemente a mão sobre seu ombro para que ele possa retomar o foco das atividades.

- Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova.

Referências:

ABDA. Algumas estratégias pedagógicas para alunos com TDAH. 2017.

NOVAES. Maria Alice Fontes. Transtornos de aprendizagem. 2007.

MDS. Pilares básicos para intervenção com os que têm TDAH.