O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) acarreta para o indivíduo alguns comportamentos impulsivos, certos níveis de falta de atenção e hiperatividade. Ela se apresenta desde a infância, e por isso pode afetar significativamente o desempenho acadêmico e social das crianças que o têm.
Em sala de aula, as crianças com TDAH podem ter dificuldades de seguir instruções, organizar tarefas, completar trabalhos escolares e manter o foco em atividades que exigem atenção prolongada. Esses desafios, se não trabalhados, podem ter impacto negativo, acarretando no baixo rendimento acadêmico, problemas de comportamento e dificuldades nas relações interpessoais. Por isso, algumas ações podem ser adotadas, como: organizar o ambiente de sala de aula de forma clara e com rotinas previsíveis, que podem ajudar a criança a se sentir mais segura e focada; fornecer instruções simples e diretas, dividindo as tarefas complexas em etapas menores, dando por exemplo uma questão de cada vez em um exercício, para assim auxiliar na concentração e finalização do objetivo; incorporar métodos de aprendizagem práticos, como jogos educativos e atividades interativas, aproveitando os usos das Tecnologias Assistivas; além de reforçar comportamentos positivos, motivando a criança.
Ações já discutidas com relação a outras deficiências, transtornos e/ou síndromes, se aplicam ao TDAH: planos de ensino individualizados, bem como comunicação com a família para a promoção do progresso e um trabalho contínuo no cotidiano da criança. Essas práticas pedagógicas não apenas auxiliam no enfrentamento das dificuldades gerais que podem surgir no indivíduo com o TDAH, mas também contribuem para a construção de um ambiente inclusivo, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e facilitando sua ação autônoma na sociedade.