Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1.: Fórum temático (Avaliativo)

Habilidades do gestor escolar para promover a união em equipe

Habilidades do gestor escolar para promover a união em equipe

por Silmara Elias de Souza - Número de respostas: 3

A instituição escolar é um ambiente permeado por diversas demandas e conflitos que exige muita competência do gestor escolar, tanto no que diz respeito de conhecimento e experiências, tanto no aspecto emocional. Os conflitos inerentes ao contexto escolar exige muita iniciativa e liderança do gestor, como também muita sensibilidade e escuta ativa. Como defende teóricos como Libâneo, a gestão escolar deve constituir-se democrática. Assim sendo, o gestor escolar deve buscar resolver os conflitos de forma dialogada com as partes envolvidas. Para buscar a união em equipe deve ter essa postura de diálogo, ouvindo a cada um, pautando- se em princípios de justiça e inclusão. Quando todos da equipe se sentem parte, é natural que as decisões tomadas sejam democráticas e o engajamento coletivo acontece. Essa coletividade ocorre  quando todos são envolvidos e reconhecidos pelo trabalho. Ações de reconhecimento, valorização e momentos de interação em equipe promovidos pelo gestor favorecem para a construção da união em equipe. 


Por sua vez, os demais participantes da instituição de ensino pode contribuir de forma positiva para a união em equipe, buscando o diálogo, colaborando com os colegas, fazendo o seu trabalho com responsabilidade e com zelo, tendo uma postura ética perante as ocorrências. Cada um deve entender que quando se convive num ambiente de paz e acolhimento o ganho se dá no aspecto profissional e pessoal. 

Em resposta à Silmara Elias de Souza

Re: Habilidades do gestor escolar para promover a união em equipe

por Agder Shirlei Oliveira dos Santos -
A comunicação do gestor deve ser constante com professores e funcionários da sua escola, para que o trabalho de equipe na elaboração e execução do seu planejamento seja uma realidade, para que o trabalho coletivo sirva como um fator de sinergia para os resultados das instituições educativas. Com os pais dos alunos e demais membros da comunidade, para que estes participem da vida escolar e contribuam para o seu melhoramento.
Em resposta à Silmara Elias de Souza

Re: Habilidades do gestor escolar para promover a união em equipe

por Lucas Mateus dos Santos -
Olá! Acredito que a construção da união da equipe se baseia em um diálogo aberto, onde cada membro é ouvido, e os princípios de justiça e inclusão são priorizados. O engajamento coletivo naturalmente surge quando todos se sentem valorizados e reconhecidos. Concordo que ações promovidas pelo gestor, como reconhecimento, valorização e momentos de interação em equipe, desempenham um papel fundamental na construção desse ambiente colaborativo.
Em resposta à Silmara Elias de Souza

Re: Habilidades do gestor escolar para promover a união em equipe

por Débora Gonçalves Barbosa -
Bom dia, colega!
Ótimo posicionamento. O diálogo é a base para a construção de uma gestão escolar realmente efetiva. As posições, mesmo que diversas, precisam ser levadas em consideração na tomada de decisões para, assim, existir uma gestão democrática. Dessa forma, os conflitos são intrínsecos em qualquer relação e para a resolução é necessário que o gestor assuma uma postura que colabore para um ambiente positivo que proporcione o trabalho em equipe.