A instituição escolar é um ambiente permeado por diversas demandas e conflitos que exige muita competência do gestor escolar, tanto no que diz respeito de conhecimento e experiências, tanto no aspecto emocional. Os conflitos inerentes ao contexto escolar exige muita iniciativa e liderança do gestor, como também muita sensibilidade e escuta ativa. Como defende teóricos como Libâneo, a gestão escolar deve constituir-se democrática. Assim sendo, o gestor escolar deve buscar resolver os conflitos de forma dialogada com as partes envolvidas. Para buscar a união em equipe deve ter essa postura de diálogo, ouvindo a cada um, pautando- se em princípios de justiça e inclusão. Quando todos da equipe se sentem parte, é natural que as decisões tomadas sejam democráticas e o engajamento coletivo acontece. Essa coletividade ocorre quando todos são envolvidos e reconhecidos pelo trabalho. Ações de reconhecimento, valorização e momentos de interação em equipe promovidos pelo gestor favorecem para a construção da união em equipe.
Por sua vez, os demais participantes da instituição de ensino pode contribuir de forma positiva para a união em equipe, buscando o diálogo, colaborando com os colegas, fazendo o seu trabalho com responsabilidade e com zelo, tendo uma postura ética perante as ocorrências. Cada um deve entender que quando se convive num ambiente de paz e acolhimento o ganho se dá no aspecto profissional e pessoal.