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Atividade 3.1 - Fórum temático

TDAH e práticas pedagógicas

TDAH e práticas pedagógicas

por Eliana Antonia Demarques - Número de respostas: 0

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio de neurodesenvolvimento que aparece precocemente na infância e prejudica o desenvolvimento pessoal, social, acadêmico e/ou profissional. Normalmente, esses distúrbios aparecem com mais ênfase no módulo cerebral responsável pelas funções executivas, havendo uma diminuição do metabolismo na região frontal/orbital, envolvendo problemas de atenção, memória, percepção, linguagem e interação social.

O TDAH ocorre quando não há o amadurecimento do cérebro ou diminuição de atividade na região frontal causada pela falta de neurotransmissores tais como a dopamina e noradrenalina. Geralmente, os estudantes com TDAH não conseguem ficar quietos (sentados numa cadeira da sala de aula durante 50 minutos, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes. As principais características desses estudantes são agitação, inquietação, distração  e movimentação pelo ambiente escolar, mexendo objetos, mãos e pés com frequência.

Os docentes devem acompanhar os estudantes que apresentam essas características, reunindo com a equipe pedagógica e familiares para verificar se existe laudo de TDAH. Algumas práticas pedagógicas podem ajudar na condução dos trabalhos escolares com esses estudantes diagnosticados com TDAH. No planejamento de atividades que motivem esses estudantes devem intercalar o tempo com rotina de aprendizagem mais prazerosas para que consigam finalizar e não interromper, estabelecendo um período certo para a tarefa que não seja muito prolongado. A hiperatividade faz com que o estudante se canse rapidamente. Por este motivo, é importante incluir pausas entre tarefas com pequenos momentos de descanso.

Diversos estudos demonstram que realizar 30 minutos de atividade esportiva por dia ou incentivar a prática pintura, colorir, meditar pode reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida, trazendo muitos benefícios. Realizar atividades lúdicas e brincadeiras com jogos que permitem aprender algumas regras de sociabilidade, estabelecendo limites para atitudes de engajamento entre os colegas. A prática da escuta ativa e de feedback positivo e construtivo deve ser uma estratégia de ensino usada diariamente pelo docente.