Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

TDAH E A EDUCAÇÃO

TDAH E A EDUCAÇÃO

por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges - Número de respostas: 1

O TDAH é considerado um distúrbio de neurodesenvolvimento que aparece na infância e prejudica o desenvolvimento pessoal, social, acadêmico e/ou profissional. Alguns sintomas que podem identificar o transtorno são: quando a criança não presta atenção a detalhes ou comete erros descuidados em trabalhos escolares ou em outras atividades; Distrai-se facilmente; Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades; Não acompanha instruções e não completa tarefas; Frequentemente movimenta-se pela sala de aula ou outros locais; Frequentemente tem dificuldade de aguardar sua vez e etc.

Com relação as estratégias educacionais que podem ajudar esses alunos, tem-se:  Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados; Permitir ao aluno dar uma resposta oral ou gravar, caso ele tenha alguma dificuldade para escrever; Na medida do possível, supervisionar e ajudar o aluno a organizar os seus cadernos, mesa, armário ou arquivar papéis importantes; Adaptações ambientais na sala de aula: mudar as mesas e/ou cadeiras para evitar distrações.

Logo, é importante compreender que é essencial que o professor utilize boas estratégias, principalmente que permitam ao aluno se movimentar e realizar as suas atividades.


Em resposta à Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges

Re: TDAH E A EDUCAÇÃO

por Mailson Santos Pereira -
Olá Rayssa!

É importante destacar também alguns outras características da hiperatividade, como a agitação, a inquietação, mexem constantemente as mãos e os pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas, falam muito, entre outras.
Compreender as especificidades desses sujeitos e quais o perfil do TDAH que o estudante possível é imprescindível para a melhor escolha das práticas pedagógicas que sejam adequadas para a realidade dos estudantes.