O TDAH é considerado um distúrbio de neurodesenvolvimento que aparece na infância e prejudica o desenvolvimento pessoal, social, acadêmico e/ou profissional. Alguns sintomas que podem identificar o transtorno são: quando a criança não presta atenção a detalhes ou comete erros descuidados em trabalhos escolares ou em outras atividades; Distrai-se facilmente; Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades; Não acompanha instruções e não completa tarefas; Frequentemente movimenta-se pela sala de aula ou outros locais; Frequentemente tem dificuldade de aguardar sua vez e etc.
Com relação as estratégias educacionais que podem ajudar esses alunos, tem-se: Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados; Permitir ao aluno dar uma resposta oral ou gravar, caso ele tenha alguma dificuldade para escrever; Na medida do possível, supervisionar e ajudar o aluno a organizar os seus cadernos, mesa, armário ou arquivar papéis importantes; Adaptações ambientais na sala de aula: mudar as mesas e/ou cadeiras para evitar distrações.
Logo, é importante compreender que é essencial que o professor utilize boas estratégias, principalmente que permitam ao aluno se movimentar e realizar as suas atividades.