Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

O TDAH e a incompreensão dos colegas

O TDAH e a incompreensão dos colegas

por Suzana dos Santos Matos - Número de respostas: 2

Acredito que uma das maiores dificuldades que um professor possa enfrentar em sala de aula com um estudante com TDAH é a incompreensão dos demais alunos. Ao oferecer tolerância aos comportamentos do estudante com TDAH numa turma com mais duas dezenas de estudantes, estes começam a achar que aqueles comportamentos são aceitáveis para qualquer um, o que muito dificulta o andamento das aulas. Por mais que se explique, com foco na compreensão e não na diferenciação do aluno, é difícil fazer um público tão imaturo compreender. Eles veem no colega alguém indisciplinado que não é corrigido e querem ter o mesmo direito. No que tange à aplicação de atividades, pode-se adoter atividades mais curtas e permitir respostas em formatos diversos, mas também corremos o risco de todos quererem fazer sempre oralmente ou com desenho. E a escrita precisa ser exercitada. É uma lutra, uma dificuldade. Acredito que a solução esteja na redução de alunos por turma, o que permitiria uma trabalho mais individualizado.

Em resposta à Suzana dos Santos Matos

Re: O TDAH e a incompreensão dos colegas

por Maria Luiza Lima Pereira -
Oi, Suzana!

Eu li o seu comentário e achei muito interessante a forma como você expôs as dificuldades que enfrenta como professora. Eu concordo que é um desafio manter a ordem e a disciplina em uma turma com um aluno que tem TDAH, mas também acredito que existem algumas estratégias que podem ajudar nessa situação. Primeiramente, é importante ter uma conversa aberta com os demais alunos, explicando sobre o TDAH e promovendo respeito às necessidades especiais do colega. Em seguida, é possível adaptar atividades para atender ao aluno com TDAH, sem prejudicar os demais, proporcionando variedade de formas de expressão do conhecimento. Acompanhar de perto o desempenho do aluno, oferecer feedbacks positivos e manter comunicação frequente com os pais são passos essenciais. Enfrentar essa situação não é uma luta, mas uma oportunidade de aprendizado mútuo. Embora desafiador, acredito que é possível.
Em resposta à Suzana dos Santos Matos

Re: O TDAH e a incompreensão dos colegas

por MARIA LUCILENE DE CARVALHO -
Suzana

As dificuldades são várias, como você coloca " uma das maiores dificuldades que um professor possa enfrentar em sala de aula com um estudante com TDAH é a incompreensão dos demais alunos". Entretanto muitas vezes são os professores, coordenadores de cursos em uma Instituição que por falta de conhecimento, de Laudo Médico e de comunicação da família, ignora a realidade do estudante com TDAH levando a situações que poderiam ser evitadas, como falta de e sensibilidade e empatia para com todos(as) as pessoas com deficiência e no TDAH, com sérias limitações educacionais e socioemocionais.
Convém ressaltar que o TDAH pode ser visto como um estudante preguiçoso, não responsável pelas obrigações do aluno, mal educado ou talvez com dificuldades de aprendizagem. É fundamental compreender que o transtorno existe, é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pela Associação de Psiquiatria Brasileira e que uma parcela de crianças e/ou adultos tem TDAH, precisa ter diagnóstico precoce para tratamento médico e psicológico e para Atendimento Educacional Especializado/AEE, quando for identificado dificuldades de aprendizagem.