Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2.: Fórum temático (Avaliativo)

Problematizando as Fake News em sala de aula

Problematizando as Fake News em sala de aula

por Rian Lucas da Silva - Número de respostas: 4

Para a discussão neste último fórum, elegi o texto intitulado "CATALISANDO PROPOSTAS DE FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: (RE)PROBLEMATIZANDO AS FAKE NEWS", de autoria de Mateus José dos Santos. 

O presente trabalho buscou desenvolver a formação crítica e reflexiva de estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental II (EFII) a partir de uma (re)leitura investigativa de fake news construídas pelo professor. A pesquisa esclarece que as fake news produzidas permeiam o universo das Ciências e dialogam com o conteúdo de Fisiologia Humana, tema central abordado neste nível de ensino. 

Para a atividade, os estudantes realizaram uma sequência de atividades que os auxiliaram no estabelecimento de conexões importantes com a vida em sociedade e no desenvolvimento de uma visão crítica de mundo a partir das reflexões mediadas pelo professor em sala de aula e pelas discussões realizadas aos pares sobre as fake news. 

Trata-se, neste caso, de um trabalho de extrema relevância, sobretudo em virtude da disseminação constante de notícias falsas, que cresceu durante os últimos anos de período eleitoral, conforme sabemos.

Enfim, parabéns ao autor. 

Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Problematizando as Fake News em sala de aula

por Damião Benilson Gomes de Melo -
Análise perfeita, Rian. De fato, o autor do projeto, Mateus José dos Santos, descreve as etapas da atividade de maneira muito lúdica, que consistiu em criar e analisar notícias falsas sobre um tema, buscando evidências científicas para refutá-las ou confirmá-las. Nisto, percebemos que o trabalho pode contribuir significativamente para o desenvolvimento das habilidades que são essenciais para lidar com essa avalanche de informações que circulam diariamente pelas redes, especialmente nos períodos de polarização política. Parabéns pela sua análise e parabéns ao autor pelas contribuições a educação de maneira geral.
Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Problematizando as Fake News em sala de aula

por Débora Gonçalves Barbosa -
Bom dia, colega!
Concordo com a sua leitura. Essa temática é importante e atual. Muito interessante a forma que foi relacionada ao ensino das Ciências.
Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Problematizando as Fake News em sala de aula

por Walef Paulo Quintiliano -
Boa tarde! Caro colega, muito boa sua analise, acredito esse tema é uma pertinente para ser trabalhado nos dias de hoje dentro das salas de aula, englobar as matérias de história e português para desenvolver trabalhos sobre noticias e saber tipos de fontes utilizado na pesquisa!
Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Problematizando as Fake News em sala de aula

por Maira Monica Guimaraes de Faria -
O autor propõe uma abordagem pedagógica que utilize as fake news, ele destaca a importância de incorporar o ensino de mídia e informação no currículo escolar, de forma a capacitar os estudantes a identificar notícias falsas, analisar fontes e considerar diferentes perspectivas. Além disso, Santos ressalta a importância de promover o pensamento crítico e a reflexão sobre as informações recebidas, encorajando os alunos a questionarem, investigarem e desenvolverem uma postura crítica diante dos conteúdos que consomem.
Ele busca incentivar os educadores a utilizarem as fake news como uma oportunidade de promover a formação crítica e reflexiva dos estudantes na educação básica. Ele destaca a importância de abordar esse tema no currículo escolar e de desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise de informação nos alunos, visando capacitá-los a lidar de forma mais consciente e responsável com as notícias que encontram.