Para a discussão neste último fórum, elegi o texto intitulado "CATALISANDO PROPOSTAS DE FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: (RE)PROBLEMATIZANDO AS FAKE NEWS", de autoria de Mateus José dos Santos.
O presente trabalho buscou desenvolver a formação crítica e reflexiva de estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental II (EFII) a partir de uma (re)leitura investigativa de fake news construídas pelo professor. A pesquisa esclarece que as fake news produzidas permeiam o universo das Ciências e dialogam com o conteúdo de Fisiologia Humana, tema central abordado neste nível de ensino.
Para a atividade, os estudantes realizaram uma sequência de atividades que os auxiliaram no estabelecimento de conexões importantes com a vida em sociedade e no desenvolvimento de uma visão crítica de mundo a partir das reflexões mediadas pelo professor em sala de aula e pelas discussões realizadas aos pares sobre as fake news.
Trata-se, neste caso, de um trabalho de extrema relevância, sobretudo em virtude da disseminação constante de notícias falsas, que cresceu durante os últimos anos de período eleitoral, conforme sabemos.
Enfim, parabéns ao autor.