O artigo escolhido trouxe contribuições sobre os impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos, provocados pelo rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, em uma turma de 5º ano.
Este é, e sempre será, um tema que apresenta interesse por todos, devido suas causas e consequências. E com os alunos não foi diferente. Como metodologia foi aplicado uma roda de conversa na qual abordaram causas, atitudes, contribuições e até ações que minimizem os prejuízos gerados pelos rompimentos.
O processo de ensino-aprendizagem proposto pela autora Lara Naíne Rodrigues contribui para uma troca de Saberes, experiências, na construção individual e coletiva de conhecimento e claro, sendo agradável para todos. As aulas seriam menos significativas se fossem expositivas, de maneira tradicional. A roda de conversa oportunizou a reflexão sobre nossas ações com o Meio Ambiente e exemplifica uma prática educacional transformadora e sustentável. É uma ação simples, que exerce papel importante na educação e na construção de um futuro melhor. Então, para colocarmos em prática um ensino que contribua efetivamente para a formação dos educandos, não há necessidade de ideias esdrúxulas. Precisamos de boa vontade.