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Atividade 4.2.: Fórum temático (Avaliativo)

Povos originários e práticas pedagógicas

Povos originários e práticas pedagógicas

por José Edvaldo Salustiano Barbosa - Número de respostas: 3

O trabalho escolhido para apreciação e que foi um dos premiados no VII Prêmio de Metodologias de Ensino Inovadoras é oriundo do estado do Amazonas, idealizado pelo professor Genildo Nóbrega e desenvolvido com alunos do 8º ano de duas escolas sendo uma que atende povos originários, buscou promover o conhecimento dos povos ancestrais, uma urgência para o nosso ensino que cada vez parece ter perdido sua identidade, uma vez que nosso país foi habitado maciçamente por esses povos antes do período colonial. 

O professou utilizou como sustentáculo para sua pesquisa e desenvolvimento do projeto, documentos normativos da educação que exprimem justamente a importância da igualdade e da diversidade e também a equidade que é algo que necessita acontecer em nossa sociedade. A elaboração de propostas pedagógicas como a do professor e que estimulam a diversidade nas escolas precisam ser constantes em nossas práticas pedagógicas que parecem ter perdido um pouco o prumo, as escolas têm se pautado na competitividade e as relações humanas parem estar em segundo plano. 

O produto final foi a elaboração de uma coletânea de causos indígenas que culminou na criação de um livro que está presente na biblioteca das escolas onde o projeto Contos e causos indígenas foi desenvolvido. Essa é mais uma das inúmeras possibilidades de trabalho pedagógico que podem ser desenvolvidas em nossas instituições, com certeza surtirá um efeito positivo. 

Entendemos que a temática indígena deve estar mais presente em nossos currículos, não devendo apenas ser contemplada no dia 19 de abril, mas dialogar com as diversas áreas do conhecimento.


Em resposta à José Edvaldo Salustiano Barbosa

Re: Povos originários e práticas pedagógicas

por Juliana Gomes Pantoja -
A proposta pedagógica do mencionado docente, que fomenta a diversidade no ambiente escolar, representa uma convocação relevante para resgatar a primazia das interações humanas em meio à prevalente atmosfera competitiva. A concepção e concretização de uma antologia de relatos indígenas, culminando na elaboração de um compêndio acessível nas bibliotecas das instituições de ensino, constitui uma prática exemplar que espelha as inúmeras possibilidades inerentes ao labor pedagógico. A enfatização da contínua presença da temática indígena nos currículos, extrapolando a efeméride do Dia 19 de abril, sublinha a imperatividade de amalgamar tais saberes nas diversas esferas do conhecimento. Indubitavelmente, o referido projeto ensejará efeitos benéficos, conferindo à educação uma abordagem mais inclusiva e culturalmente enriquecedora.
Em resposta à José Edvaldo Salustiano Barbosa

Re: Povos originários e práticas pedagógicas

por Iara de Oliveira Borges -
O professor foi fabuloso ao promover meios de os alunos pesquisassem junto aos seus familiares e a comunidade local instrumentos para a elaboração de textos em prol de resgate de produtos da história dos povos originários da localidade. Respeitar a história e a memória para que seja preservada.
Em resposta à José Edvaldo Salustiano Barbosa

Re: Povos originários e práticas pedagógicas

por Flávio Augusto Gomes Rosendo -
Os povos originários têm uma sabedoria centenária, que é necessário preservar e difundir. Felizmente, podemos observar passos importantes para esse objetivo, como a eleição de Ailton Krenak como o novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Suas obras "O amanhã não está à venda" e "O futuro é ancestral " são compilados de sabedoria ancestral, que promove profundas reflexões sobre a vida e a relação com a natureza, relação que é existencial, de identidade, de pertencimento.