O trabalho escolhido para apreciação e que foi um dos premiados no VII Prêmio de Metodologias de Ensino Inovadoras é oriundo do estado do Amazonas, idealizado pelo professor Genildo Nóbrega e desenvolvido com alunos do 8º ano de duas escolas sendo uma que atende povos originários, buscou promover o conhecimento dos povos ancestrais, uma urgência para o nosso ensino que cada vez parece ter perdido sua identidade, uma vez que nosso país foi habitado maciçamente por esses povos antes do período colonial.
O professou utilizou como sustentáculo para sua pesquisa e desenvolvimento do projeto, documentos normativos da educação que exprimem justamente a importância da igualdade e da diversidade e também a equidade que é algo que necessita acontecer em nossa sociedade. A elaboração de propostas pedagógicas como a do professor e que estimulam a diversidade nas escolas precisam ser constantes em nossas práticas pedagógicas que parecem ter perdido um pouco o prumo, as escolas têm se pautado na competitividade e as relações humanas parem estar em segundo plano.
O produto final foi a elaboração de uma coletânea de causos indígenas que culminou na criação de um livro que está presente na biblioteca das escolas onde o projeto Contos e causos indígenas foi desenvolvido. Essa é mais uma das inúmeras possibilidades de trabalho pedagógico que podem ser desenvolvidas em nossas instituições, com certeza surtirá um efeito positivo.
Entendemos que a temática indígena deve estar mais presente em nossos currículos, não devendo apenas ser contemplada no dia 19 de abril, mas dialogar com as diversas áreas do conhecimento.