A utilização do desenho universal para aprendizagem na aplicação de processos didáticos inclusivos na educação da matemática.
O vídeo problematiza a estreita relação entre brincar e jogar com o desenvolvimento da criança, destacando a importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem e inclusão.
A arte na educação escolar desperta a capacidade criadora dos indivíduos, que é tão cobrada no mundo de hoje. A arte serve como meio de expressão subjetiva em que se utiliza a criatividade para demonstrar algo, seja com uma música, pintura, literatura, etc.
A arte pode ser uma importante ferramenta de aprendizado, apesar dela fazer parte de nosso cotidiano mesmo sem percebermos, essa prática pode ser introduzida de forma consciente desde muito cedo nas creches e escolas.
Saber o que usar, quando usar e de que forma usar faz diferença no processo de cognição e aprendizagem dos sujeitos envolvidos.
As atividades lúdicas são ingredientes indispensáveis no relacionamento entre os alunos e, destes, com o professor; por meio delas, os envolvidos na atividade desenvolvem a cooperação, a afetividade, a autonomia, a criatividade, a liderança de permitir que o participante haja com autonomia, superando todos os seus desafios.
A melhor compreensão da Matemática, bem como de toda ciência, dá-se na medida em que se estabelece um conhecimento acerca da sua gênese. Conhecer as origens é familiarizar-se com o objeto conhecido e tornar-se parte integrante do mesmo.
Referências:
https://drive.google.com/file/d/1qugRgEOJiEYCevwuxSUUN5giL13RD8W5/view
D’AMBRÓSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e debates. SBEM. Ano II. N2. Brasília. 1989.