Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1

Globalização x Educação

Globalização x Educação

por Alice Kenia Vieira - Número de respostas: 0

O texto desta primeira semana de curso aborda a reforma educacional dos anos 1990 no Brasil, destacando o contexto de globalização e as influências de organismos internacionais nas políticas públicas para a educação. O texto também apresenta a legislação que regulamenta a educação brasileira, com ênfase na educação profissional e tecnológica.

A música “Globalização, o delírio do dragão! - Tribo de Jah” faz uma crítica à globalização como um processo de dominação econômica, cultural e ideológica dos países ricos sobre os países pobres, que sofrem com a exploração, a exclusão e a violência. A música denuncia a perda de identidade, a alienação e a falta de consciência dos povos que se submetem ao “dragão” da globalização.

O documentário “Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá (Sílvio Tendler, 2006)” traz o depoimento do geógrafo brasileiro Milton Santos sobre a globalização como um fenômeno que beneficia apenas uma minoria de países e empresas, enquanto a maioria da população mundial vive em condições precárias. O documentário propõe uma reflexão sobre a possibilidade de uma outra globalização, mais solidária, democrática e humana.

Podemos relacionar o texto, a música e o documentário a partir das seguintes ideias:

  • A globalização é um processo contraditório, que gera oportunidades e desafios para a educação, mas também impõe modelos e interesses que nem sempre atendem às necessidades e às diversidades dos povos e das culturas.
  • A educação é um direito social e um instrumento de emancipação, que deve estar a serviço da formação integral do cidadão, do desenvolvimento sustentável e da justiça social, e não apenas da qualificação para o mercado de trabalho.
  • A educação deve ser crítica e reflexiva, capaz de questionar e resistir às imposições da globalização, e de buscar alternativas para a construção de um mundo mais justo, solidário e democrático.