Boa tarde
https://www.ifmg.edu.br/arcos/pos-grad-docencia/premio-mei-de-docencia
Educação Infantil:
Almerinda Cristina Oliveira de Souza Sobral
Projeto Eu Sou Assim: “Essa é a Cor da Minha Pele”
Descrição do Projeto: é um projeto que busca explorar e celebrar a diversidade e singularidade das identidades individuais através da expressão artística da cor da pele. Este projeto envolve a criação de retratos visuais e a caixa de lápis de cor, destacando a riqueza das diferentes tonalidades de pele e as histórias únicas que cada indivíduo carrega consigo.
Além disso, busca promover a inclusão e a compreensão, estimulando conversas construtivas sobre questões relacionadas à raça, preconceito e igualdade. O projeto pretende servir como um meio de empoderamento, desafiando estereótipos e promovendo uma apreciação mais profunda da diversidade que enriquece nossas comunidades.
O presente estudo aborda as inquietações de uma professora em relação à dificuldade das crianças em se identificarem e representarem como pessoas negras nos desenhos que faziam. A pesquisa se originou da percepção de que a construção da identidade negra no Amazonas é desafiadora devido a lacunas históricas e um esquecimento promovido pelo Estado. A invisibilização da população negra na Amazônia é discutida, destacando a necessidade de valorizar a história do povo negro, especialmente em regiões onde são marginalizados.
O estudo fundamenta-se nas ações afirmativas, particularmente na Lei 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, exigindo o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira. O objetivo central é favorecer a aquisição de valores que contribuam para o fortalecimento da autoestima e obtenção da identidade racial na infância, promovendo o respeito à diversidade étnica e combatendo situações discriminatórias.
A metodologia inclui um estudo de caso qualitativo em uma turma da Educação Infantil, buscando desmistificar a ideia do lápis rosa ou salmão como a "cor da pele". O projeto "Eu Sou Assim: Essa é a Cor da Minha Pele" visa estimular a autoaceitação e o autoamor das crianças, desafiando representações tradicionais e incentivando o uso de diversas cores para representar a diversidade de tons de pele.
As atividades incluem a exibição de filmes, a realização de autorretratos, a leitura de livros infantis que destacam personagens negros de forma positiva, além de envolver as famílias em oficinas. Os resultados demonstram a mudança na percepção das crianças em relação à cor da pele, promovendo orgulho e autoestima. O relato de uma mãe destaca a transformação na autoimagem de sua filha, evidenciando a eficácia do projeto.
A pesquisa destaca a importância de apresentar representações positivas de personagens negros desde a infância, não apenas para as crianças negras, mas também para as brancas, contribuindo para a formação de identidades saudáveis e promovendo práticas antirracistas.
Abraços
Jozeildo