Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2.: Fórum temático (Avaliativo)

O trabalho de campo como recurso didático para a Educação Básica

O trabalho de campo como recurso didático para a Educação Básica

por Rhulio Rodd Neves de Aguiar - Número de respostas: 1

Dentre os vencedores do Prêmio MEI de Docência, foi escolhido o trabalho do professor Ênio Carlos Silva Froes, intitulado “Campinas do Café: do clico econômico a compreensão do lugar de vivência”. Em seu relato de experiência, Ênio Froes apresenta a metodologia de trabalho utilizada com alunos do 8º ano de uma escola pública de Campinas/SP. O professor utilizou o trabalho de campo com os alunos, levando-os em locais que possuem importância histórica e geográfica para o município, contribuindo na compreensão dos alunos sobre o tema estudado em sala de aula.

A escolha desse trabalho inicialmente estava relacionada à área das Ciências Humanas, e ao longo da leitura do texto, foi possível conectar às experiências que já desenvolvi durante a minha experiência profissional, principalmente, nas atividades relacionadas à Educação Patrimonial, no contexto de preservação do patrimônio cultural. A utilização do trabalho de campo é um instrumento de suma importância para suscitar nos alunos o sentimento de pertencimento ao local que está inserido e fortalecer o sentimento de identidade, dando sentido à atividade realizada e auxiliando na compreensão da evolução histórica e geográfica da região em que os alunos residam.


Em resposta à Rhulio Rodd Neves de Aguiar

Re: O trabalho de campo como recurso didático para a Educação Básica

por Gabriel Flora Vieira -
Oi Rhulio, tudo bem ?
Fiz a leitura do mesmo trabalho, achei sensacional a forma com que o autor sintetiza o trabalho desenvolvido. É notório a necessidade de modificar as possibilidades de aprendizado no ensino público e os trabalhos de campo são uma excelente oportunidade.