Dentre os vencedores do Prêmio MEI de Docência, foi escolhido o trabalho do professor Ênio Carlos Silva Froes, intitulado “Campinas do Café: do clico econômico a compreensão do lugar de vivência”. Em seu relato de experiência, Ênio Froes apresenta a metodologia de trabalho utilizada com alunos do 8º ano de uma escola pública de Campinas/SP. O professor utilizou o trabalho de campo com os alunos, levando-os em locais que possuem importância histórica e geográfica para o município, contribuindo na compreensão dos alunos sobre o tema estudado em sala de aula.
A escolha desse trabalho inicialmente estava relacionada à área das Ciências Humanas, e ao longo da leitura do texto, foi possível conectar às experiências que já desenvolvi durante a minha experiência profissional, principalmente, nas atividades relacionadas à Educação Patrimonial, no contexto de preservação do patrimônio cultural. A utilização do trabalho de campo é um instrumento de suma importância para suscitar nos alunos o sentimento de pertencimento ao local que está inserido e fortalecer o sentimento de identidade, dando sentido à atividade realizada e auxiliando na compreensão da evolução histórica e geográfica da região em que os alunos residam.